Presidente deu a declaração durante evento da UFSCar em Buri (SP). Ele citou empresários norte-americanos que fazem doações de patrimônio a universidades e institutos. Lula cita Estados Unidos e diz que imposto sobre herança pago no Brasil ‘é nada’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o imposto sobre herança no Brasil “é nada” perto do que é pago por norte-americanos.
Lula deu a declaração durante cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP). No evento, o governo também anunciou investimentos federais em três campi da UFSCar.
O presidente fez a afirmação acerca do imposto sobre herança ao citar a doação de patrimônio por empresários estadunidenses a estabelecimentos de ensino. Para Lula, o imposto mais alto sobre herança praticado nos EUA estimula a doação a universidades e institutos.
“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, afirmou Lula.
“Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, completou o petista.
O imposto sobre herança no Brasil tem alíquotas diferentes, que variam de 1% a 8%, de acordo com a unidade da federação. Nos Estados Unidos, o percentual é progressivo e varia de 18% a 40%.
A fazenda a que Lula se referiu no discurso é uma propriedade rural de Buri, chamada Lagoa do Sino, que foi doada pelo escritor Raduan Nassar à UFSCar.
No local, foi estabelecido um complexo educacional de nível superior voltado ao desenvolvimento da produção na região. Amigo de Lula, Raduan Nassar, 88 anos, compareceu ao evento desta terça.
No pronunciamento, Lula também voltou a falar que não se deve tratar o uso de dinheiro público em educação como gasto. Para ele, o país deve se preparar para exportar conhecimento.
“País importante não é aquele que só exporta soja, milho e minério de ferro. É aquele que exporta inteligência, aquele que exporta conhecimento, aquele que exporta gente para produzir coisas de valor agregado. É com esse país que eu sonho. E por sonhar eu digo para os meus ministros: não utilize nunca a palavra gasto quando estiver falando de educação”, disse.
‘Entrem na política’, diz Lula a estudantes
O presidente Lula durante discurso em Buri (SP)
Reprodução/Canal Gov
Também no discurso, o presidente afirmou que “tudo no mundo é uma decisão política” e citou, como exemplos, guerras e medidas de combate à fome.
“Ou a gente faz política, ou a gente tá lascado. Se vai invadir a Ucrânia, é decisão política. Se vai sair, decisão política. Se vai atirar nos palestinos, política. Se vai combater a fome, política”, declarou.
Dirigindo-se a estudantes universitários, Lula afirmou que os jovens devem entrar na política.
“Quando vocês não tiverem acreditando mais em ninguém, quando vocês acharem que todo mundo é ladrão, que o Camilo é ladrão, que o Lula é ladrão, que o Raduan é ladrão, que o Paulo Teixeira é ladrão, mesmo quando você tiverem pensando tudo isso, ainda assim não desanimem. Entrem na política porque o político honesto que você deseja está dentro de você”, declarou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.