Unicamp fará vestibular de manhã pela 1ª vez na história e atribui mudança a ‘eventos climáticos’
Provas de primeira e segunda fase serão realizadas às 9h e não mais à tarde. Inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta quinta. Entre as novidades, está ainda a criação da carreira de treineiro. Unicamp
Fernando Evans/g1
A Unicamp vai aplicar, pela primeira vez na história, as provas do vestibular no período da manhã. A informação foi divulgada pela comissão organizadora nesta quinta-feira (1), quando as inscrições para o processo seletivo foram abertas. Os candidatos vão concorrer a 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos da instituição. Clique aqui para preencher o formulário e fazer o cadastro. A taxa é R$ 210 e o período de cadastros segue até 31 de agosto.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, a mudança da aplicação das provas, historicamente sempre feita à tarde, para a manhã, é para evitar o calor intenso e os eventos climáticos extremos, como fortes chuvas, comuns no período do ano em que o exame da universidade é realizado.
⌚ Como ficou então? Tanto a primeira fase quanto a segunda do vestibular da Unicamp serão aplicadas às 9h, com duração de cinco horas de prova. A orientação continua sendo para que os candidatos cheguem com antecedência e estejam às 8h nos locais de prova. Veja as datas:
Primeira fase: 20 de outubro
Segunda fase: 1º e 2º de dezembro
📚 Carreira de treineiro?
Outra novidade anunciada pela Unicamp nesta quinta-feira foi a criação, no vestibular 2025, da carreira de treineiro para estudantes que não concluíram o ensino médio. Antes, os candidatos com esse perfil que quisessem ter a experiência de fazer a prova da universidade poderiam escolher qualquer curso disponível. Agora, eles devem escolher uma das seguinte opções:
Treineiros de Ciências Humanas/Artes;
Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas;
Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde
Os candidatos que fizerem a prova como treineiro vão ter a classificação divulgada e recebem um certificado de participação. Estes estudantes não participam das provas de habilidades específicas e não são convocados para fazer matrícula.
🌍 Mais uma cidade no Nordeste
A comissão anunciou ainda a ampliação de mais uma cidade no Nordeste que vai a receber o vestibular. Além de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), agora Recife (PE) também terá a aplicação da prova. No total, o exame é realizado em 31 cidades do estado de São Paulo e seis capitais. Confira a relação:
Americana;
Araçatuba;
Barueri;
Bauru;
Botucatu;
Bragança Paulista;
Campinas;
Franca;
Guarulhos;
Indaiatuba;
Jundiaí;
Limeira;
Lorena;
Marília;
Mogi das Cruzes;
Mogi Guaçu;
Osasco;
Piracicaba;
Presidente Prudente;
Ribeirão Preto;
Santo André;
Santos;
São Bernardo do Campo;
São Carlos;
São João da Boa Vista;
São José do Rio Preto;
São José dos Campos;
São Paulo;
Sorocaba;
Sumaré;
Valinhos;
Belo Horizonte;
Brasília;
Curitiba;
Fortaleza;
Recife;
Salvador.
Antes da primeira fase, candidatos aos cursos de música devem realizar, em setembro, provas de habilidades específicas. Outros cursos que exigem conhecimento segmentado, como artes visuais e dança, aplicam os testes em dezembro, após a segunda etapa do vestibular.
Seis técnicas que podem turbinar seus estudos
✏️ Outras modalidades
A Unicamp manteve a possibilidade de inscrição antecipada para candidatos de escolas públicas ou que se enquadram nas cotas étnic-raciais na modalidade Enem-Unicamp.
Os candidatos que se enquadram nesse perfil e optaram pelo Programa de Bônus na Nota Voltado a Estudantes de Escolas Públicas (PAAIS) já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2025, sem precisar fazer uma nova inscrição em novembro.
Além da modalidade convencional e do Enem-Unicamp, a instituição ainda tem duas outras possibilidades de ingresso: o vestibular indígena e as vagas olímpicas.
📆 Calendário
👤 Inscrições: 1º a 31 de agosto de 2024
💰 Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 10 de setembro de 2024
🎻 Provas de habilidades específicas de música: 20 a 30 de setembro de 2024
✏️ 1ª fase: 20 de outubro de 2024
✏️ 2ª fase: 1º e 2 de dezembro de 2024
🔨 Provas de habilidades específicas: 11 a 13 de dezembro de 2024
✅ Divulgação dos aprovados em primeira chamada: 24 de janeiro de 2025
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas