GWM anuncia novos jipe e SUV de luxo híbridos para o Brasil e vai desenvolver motor híbrido flex em SP

Marca já desenvolve seu primeiro híbrido flex na fábrica de Iracemápolis (SP), antiga unidade fabril da Mercedes-Benz GWM Tank 300
Imagem: Vinicius Montoia/g1
A GWM aproveitou seu espaço no Festival de Interlagos, que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo (SP), para anunciar dois veículos híbridos para o Brasil: o jipe Tank 300 e o luxuoso e espaçoso SUV Wey 07. A marca também afirmou ter iniciado o desenvolvimento de motor híbrido flex, na fábrica de Iracemápolis (SP).
Começando pelo Tank 300, o veículo tem linhas muito parecidas com o Land Rover Defender e o Mercedes-Benz Classe G, mas com ângulos menos retos. Ele tem tração nas quatro rodas e motorização é híbrida do tipo plug-in (PHEV).
Por baixo do capô, a versão que será lançada no Brasil traz motor 2.0 turbo de injeção direta, trabalhando em conjunto com dois elétricos, sendo um em cada eixo. Combinados, eles alcançam 408 cavalos e torque de 76,5 kgfm. O conjunto promete 0 – 100 km/h em 6,8 segundos.
A bateria tem 37,1 kWh e é suficiente para levar o jipe somente no modo elétrico por 100 quilômetros. Para o off-road, o conjunto pode trabalhar com marcha reduzida e bloqueio dos diferenciais, além de câmeras espalhadas pelo carro para auxiliar tanto em trilhas, quanto nas manobras da cidade.
Por dentro, duas telas de 12,3 polegadas estão na central multimídia e o painel de instrumentos. Em tecnologia temos diversos sistemas de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo com assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência.
Já o Wey 07 é o maior carro da GWM que chegará ao Brasil, sendo ele um SUV luxuoso de seis lugares. Ele é um híbrido DHT com o mesmo motor 1.5 turbo movido a gasolina do Haval H6, junto de dois elétricos espalhados em um por eixo. A potência combinada é de 516 cv e o torque alcança 95,1 kfgm.
O conjunto promete 0 – 100 em 4,9 segundos e é o mesmo tempo de aceleração que um Porsche 718 Cayman, mas com peso maior e espaço para levar a família inteira – seis pessoas, contra apenas duas no Porsche.
O conjunto de baterias oferece 44,5 kWh, suficiente para mover o Wey 07 por cerca de 200 quilômetros com apenas uma carga. A autonomia somada com o combustível tradicional ultrapassa os 1 mil quilômetros.
Em dimensões, o Wey 07 tem 5,16 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 3,05 metros de entre-eixos.
Wey 07 tem cinco telas
GWM Wey 07
Imagem: Vinicius Montoia/g1
Por dentro, existem nada menos que cinco telas. A primeira é o painel de instrumentos do motorista e ele tem um segundo display projetado no para-brisa, com dados importantes como velocidade e autonomia do carro.
A central multimídia é dividida em duas telas, sendo uma no meio do veículo e outra focada no passageiro. A última é uma “TV” presa no teto e é vista apenas pelos passageiros da segunda e terceira fileiras. Em conforto, existe uma geladeira capaz de comportar até seis garrafas.
Ainda em tecnologia, o volante é tão minimalista quanto o de um Tesla ao adotar pouquíssimos botões e alavancas. Em assistências ao motorista existem 26 sensores para entregar direção semiautônoma, além de recursos importantes como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas em pontos cegos e câmeras para ajudar na baliza das generosas dimensões do Wey 07.
A GWM confirmou que ambos os carros serão lançados no Brasil, sendo o Tank 300 na primeira metade do ano que vem e o Wey 07 no segundo semestre, mas ainda não há previsão de preço.
Além disso, a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) iniciou o desenvolvimento de um motor híbrido flex, capaz de rodar tanto com gasolina como com etanol.
Esta reportagem está em atualização.

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