Novo Volkswagen Nivus chega por R$ 136.990; veja imagens, equipamentos e versões

SUV ganha novo design, em que se destaca a traseira com nova identidade visual da marca. Lançamento faz parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões até 2028. VW Nivus ganha versão Outfit com opcionais estéticos e novos equipamentos
Divulgação | Volkswagen
A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (14) o novo Nivus, SUV cupê compacto de entrada de seu portfólio no Brasil. São três versões da linha 2025, que partem de R$ 136.990. As vendas começam no dia 23 de novembro.
A montadora também apresentou o Nivus GTS, versão com toques esportivos do SUV, ainda sem dar detalhes de preços. A previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2025. (veja mais abaixo)
Esse é o terceiro lançamento da Volkswagen desde que a montadora anunciou um investimento de R$ 16 bilhões no país até 2028. Em maio, foi lançado o novo T-Cross, SUV mais vendido da marca. Em agosto, foi a vez da picape média Amarok. Ao todo, serão 16 novos modelos.
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O Nivus é um projeto desenvolvido totalmente no Brasil. As principais mudanças na versão 2025 estão na parte de fora, com o novo design da linha Volkswagen. A lanterna traseira tem a linha de design da VW, com uma barra de Led que une as duas lanternas, passando pela parte superior da tampa do porta-malas.
O Nivus ganhou novos faróis com luz diurna de Led (DRL), que também une as duas peças do farol por uma barra iluminada. Essa reestilização trouxe uma sensação de que o SUV ficou mais largo, pelo menos no design.
A grade não é mais dividida e passa a ser uma peça maior, que chega até o logo da VW, na altura dos faróis.
Veja o vídeo:
VW Nivus 2025
O motor é o mesmo da edição anterior: 1.0 turbo de três cilindros. A potência é de 128 cv e o torque é de 20,4 kgfm quando abastecido com etanol.
O motor TSI rende 116 cv a gasolina, mas o torque se mantém o mesmo. O câmbio continua a ser automático, de seis velocidades.
O Nivus manteve suas medidas em 4,26 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos. O bagageiro é de 415 litros de capacidade.
Preços e versões
O Nivus chega em duas das versões tradicionais da marca Comfortline e Highline, além da nova Outfit, que é um pacote de opcionais que oferece um acabamento diferente.
Veja abaixo os preços:
Volkswagen Nivus Comfortline 2025: R$ 136.990
Volkswagen Nivus Highline 2025: R$ 153.990
Volkswagen Nivus Outfit 2025: R$ 156.110
Elas estão exatamente com o mesmo preço do Nivus anterior. Ou seja, o novo Nivus chega com a mesma estratégia do T-Cross, que também recebeu uma reestilização este ano sem aumentar o preço.
A versão mais barata, Sense, continuará sendo vendida por R$ 119.990, só que não passou pelo facelift das outras três versões. Ela continuará em linha com os faróis e lanternas antigos.
O Nivus Comfortline chega com novos equipamentos. O principal deles é o piloto automático adaptativo (ACC). Essa tecnologia carrega sensores e radares na frente do carro que são capazes de detectar um veículo à frente e segui-lo, mantendo uma distância segura e até freando automaticamente para manter a integridade de todos os ocupantes.
Veja a lista de equipamentos da versão Comfortline:
Multimídia de 10,1 polegadas;
Painel de instrumentos de 8 polegadas;
Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina);
Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade;
Sensor de estacionamento traseiro;
Câmera de ré;
Comando digital do ar-condicionado.
VW Nivus Highline 2025
Já a versão topo de linha Highline conta com esses equipamentos e adiciona:
Frenagem autônoma de emergência;
Bancos de couro;
Carregamento de celular por indução;
Sensor de chuva;
Acendimento automático dos farois;
Rodas de 17 polegadas;
Sensores dianteiros para estacionamento;
Botão para dar a partida.
Na Outfit há ainda teto pintado de preto, banco com costura na cor azul, retrovisores, maçanetas e rodas escurecidas, grade dianteira em preto brilhante, rack de teto com acabamento preto.
Essa versão, assim como a Highline, conta com opcionais exclusivos do ADAS (Advanced Driver Assistance System, ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) como o assistente de mudança e de permanência em faixa, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e assistente de saída de vaga.
As vendas começam em 23 de novembro nas concessionárias.
VW Nivus Outfit 2025
A nova versão Outfit tem uma roupagem especial com maçanetas, rodas e retrovisores escurecidos, além da cor Azul Turbo inédita. A grade do veículo tem o mesmo acabamento das demais peças externas, em preto brilhante.
Por dentro, a Outfit também tem bancos diferentes, com contornos e costuras azuis.
Nivus GTS
VW Nivus GTS chega no primeiro semestre de 2025
Divulgação | Volkswagen
A versão esportiva do Nivus, a GTS, chega no primeiro semestre de 2025. Assim como o Polo, que também tem sua versão apimentada, o Nivus GTS deve vir com motor 1.4 de 150 cv de potência e 25 kgfm de torque.
Nivus GTS terá motor 1.4 de 150 cv
Divulgação | Volkswagen
Conectividade e tecnologia
O carro pode ser conectado com o celular através de um novo equipamento da central multimídia: o VW Play Connect. São 15 funções, incluindo localização em tempo real, alarmes, alertas de manutenção, trajetos realizados, lembretes de revisões, funções remotas (como trancar o carro) e telemetria.
O aplicativo Meu VW também oferece informações sobre manutenções, manual, agendamento online de serviços e acessos à garantia e ao banco VW.
Ao todo, são mais de 90 alertas de manutenção. Dentre eles, nível de óleo do motor baixo, pressão de pneu baixa ou até farol dianteiro com problemas.
Há ainda uma ferramenta chamada “abasteça consciente”. Com ela, o motorista pode comparar preços de combustíveis de determinados postos e checar qual é o mais vantajoso (gasolina ou etanol), com base nos respectivos custos.
Esse conjunto de serviços tem um custo de R$ 24,90 por mês — valor abaixo do praticado por concorrentes. A Fiat, por exemplo, cobra R$ 50 ao mês pelas mesmas funções.
Sucesso de vendas
O Nivus de primeira geração tem ótimos números de vendas. É o quarto colocado no número de emplacamentos da categoria de SUVs, com 40.294 unidades até setembro de 2024. No ranking geral de vendas, aparece na 11ª posição.
O desafio é se manter competitivo no mercado de SUVs, que recebe novas opções a cada dia. Também neste mês foi lançado o Citroën Basalt, que será o competidor com preço mais baixo aos R$ 89.990 na versão de entrada.
Além dele, há o Renault Kardian (R$ 106.990), Nissan Kicks (R$ 115.990), Fiat Fastback (R$ 119.990) e Fiat Pulse (R$ 107.990) como principais rivais.
Investimentos de R$ 16 bilhões
O lançamento faz parte do plano de investimentos da Volkswagen, de R$ 16 bilhões para todo o país, anunciado em fevereiro. Foi o segundo maior investimento do último ciclo revelado pelas montadoras, atrás dos R$ 30 bilhões da Stellantis.
No fim de agosto, a marca afirmou que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo. O valor representa 81,25% dos R$ 16 bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, disse no dia do anúncio que o dinheiro chega para que as plantas de São Paulo recebem projetos inéditos e com foco em descarbonização. O investimento marca a chegada dos primeiros eletrificados nacionais da montadora.
“Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”, complementa o executivo.
A Volkswagen tem três de suas quatro fábricas no estado de São Paulo, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos. Há ainda o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil.
▶️ São Bernardo foi inaugurada em 1959 e foi a primeira da montadora fora da Alemanha. Por lá, serão fabricados dois modelos inéditos. Nela são atualmente fabricados o Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro.
▶️ A unidade de Taubaté receberá mais um modelo não revelado e 100% desenvolvido no Brasil. Nesta unidade são fabricados o Polo Track e Novo Polo.
▶️ Já em São Carlos, o foco é a produção de motores. Por lá, a montadora desenvolverá um novo motor híbrido.
A Volkswagen também terá uma nova plataforma, chamada MQB Hybrid. A plataforma é uma base de construção para o carro, e a novidade é que essa permite que a montadora explore as tecnologias de um híbrido leve, híbrida tradicional ou até plug-in.
Os híbridos leves têm uma eletrificação simples, que gera alguma economia de combustível. Os híbridos tradicionais têm tração elétrica nas rodas, que reduz drasticamente o consumo. Já o plug-in permite que o carro rode até em modo 100% elétrico.
A nova base é uma evolução da plataforma MQB, já utilizada pela Volkswagen há mais de 10 anos em carros como os SUVs Taos e T-Cross, os sedans Jetta e Virtus, além de Polo e Nivus.
A única planta fora do estado de São Paulo fica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná. Os R$ 3 bilhões restantes serão enviados para lá. Hoje, a fábrica paranaense é responsável apenas pelo SUV T-Cross.
Com o valor extra, a linha de montagem terá dois novos veículos, o sedã Novo Virtus — que não para de ser produzido também na unidade Anchieta — e uma picape ainda inédita.

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