Enem 2024: apoio familiar, poluição sonora e falta de energia em escolas marcam o primeiro dia de provas no PA
Mais de 240 mil candidatos se inscreveram para Enem no estado e a maioria deles são mulheres, diz o Inep. Momento em que portões são abertos para o primeiro dia de provas do Enem 2024, em uma universidade particular de Belém.
Beatriz Reis/g1 Pará
O Pará concentrou mais de 240 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, realizada neste domingo (3).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, no estado as mulheres são maioria, representando 61,31% (151.903) das inscrições.
A prova na capital e interior do estado foi marcada por poluição sonora, falta de energia e apoio de familiares que aguardaram os estudantes ao lado de fora até que a prova terminasse.
Falta de energia
Duas ocorrências de falta de energia em escolas foram registradas no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a situação foi resolvida antes de iniciar o exame e os alunos não foram prejudicados.
Equipes da concessionária de energia Equatorial Pará foram acionadas e normalizaram o serviço antes de começar as provas nas instituições.
Em nota, a Equatorial confirmou apenas um dos registros de falta de energia que teria ocorrido após uma ave ser encontrada na rede elétrica.
Poluição Sonora
Enem 2024: Fiscalizações da Segup no Pará
Bruno Cecim l Agência Pará
Outras três apurações relacionadas a crime de poluição sonora foram registradas próximo a locais de prova nos municípios e Benevides, Santarém e Cametá.
A Polícia Judiciária atuou com orientações em algumas situações, sem a necessidade de gerar boletim de ocorrência.
Apoio familiar
Mikael Nascimento abraça a mãe antes de entrar para tentar uma vaga em medicina pela 5ª vez, pelo Enem.
Beatriz Reis / g1
O apoio familiar também foi um dos grandes destaques durante a realização da prova do Enem neste domingo (3). A reportagem do g1 Pará registrou várias famílias em frente de escolas aguardando filhos, netos, sobrinhos ou parentes.
Para muitos estudantes esse apoio vai além de questões práticas e envolve uma rede emocional que os ajuda a se sentirem acolhidos, motivados e preparados para enfrentar o desafio.
Um deles é Mikael Nascimento que abraçou a mãe antes de entrar para tentar uma vaga em medicina pela 5ª vez, através da prova do Enem.
“É um apoio fundamental. Apesar de ser um dia de tensão, um dia que a gente fica um pouco mais apreensivo. Mas é esse apoio e esse afago que nos dá segurança de que já deu tudo certo”, contou.
Ao lado de fora
Tatiane Lima é mãe e vai esperar em frente à universidade a filha até o fim da prova.
Beatriz Reis / g1
Tatiana Lima da Silva, também prestou apoio a filha e disse que aguardaria ao lado de fora da instituição até o final da prova. Segundo ela, o apoio nesse momento é fundamental e estava ali torcendo pela filha.
“Até o final. É um sonho. Desejo muito que minha filha consiga alcançar o objetivo dela. Que esses alunos estão todos aí. Consigam também alcançar o objetivo deles. É uma emoção”
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Distribuição e coleta das provas
Enem 2024: no Pará provas foram distribuídas em mais de 700 locais
Bruno Cruz / Agência Pará
Uma grande força-tarefa foi realizada neste domingo (3) para entrega de provas nos 711 locais de aplicação do exame no Pará.
Mais de 6 mil agentes de segurança, do correios e de educação participaram da ação. A escolta dos malotes com as provas foi concluída às 10h.
A operação prossegue até às 23h deste domingo, com a escolta reversa das provas, que são lacradas e encaminhadas às unidades centralizadoras, onde ficarão até o encerramento da segunda fase do certame, e posteriormente direcionada ao Estado de São Paulo, onde serão corrigidas.
Ônibus de Graça
Enem 2024: frota de ônibus deve operar com 100% dos veículos com gratuidade aos estudantes na Grande Belém
Bruno Cruz / Agência Pará
Durante os dois domingos, 3 e 10 de novembro, de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os estudantes paraenses podem pegar ônibus de graça na Grande Belém.
A medida, implementada pelo Governo do Estado, garante a gratuidade da viagem para toda a região metropolitana de Belém, que abrange, além da capital, os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barcarena.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou que empresas de transporte público reforcem a frota de ônibus, utilizando a frota total, que opera em dias úteis.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
C