Forma mais acessível de chegar à universidade motiva quem parou de estudar há vários anos. Candidados com mais de 30 anos encaram o Enem como a oportunidade de se qualificarem e mudarem de profissão
Ana Júlia Storti/g1
Nem todos os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3) são estudantes que estão se formando no Ensino Médio e já partem em busca de uma vaga na universidade.
Em São Carlos (SP), muitos candidatos já passaram dos 30, 40, 50 e até 60 anos. São pessoas que enxergam no Enem uma possibilidade de fazer uma qualificação para conseguir novas oportunidades de trabalho.
📲 Receba notícias seguindo o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Aos 60 anos, o químico José Fernando Nascimento vai prestar o Enem para tentar uma vaga em medicina
Ana Júlia Storti/g1
Aos 60 anos, o químico José Fernando Nascimento fez a prova para tentar uma vaga em medicina: “nunca é tarde pra começar alguma coisa”, disse.
Enem 2024: Amábile Portela Dias, de 32 anos, presta a prova de olho em uma vaga em Terapia Ocupacional
Ana Júlia Storti/g1
Já a técnica em saúde bucal Amábile Portela Dias, de 32 anos, viu a oportunidade de cursar terapia ocupacional na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quando se mudou do Maranhão para a cidade e vem prestando a prova há alguns anos para atingir o seu objetivo.
VEJA TAMBÉM:
Veja como foi o 1º dia do Enem 2024 na região de São Carlos
Mecânico chega atrasado ao Enem e ganha um ano de cursinho
Água, frases motivacionais e boxe: projetos formados por jovens ajudam a aliviar a ansiedade dos candidatos do Enem
Enem 2024: Luiz Antônio Alves quer ir para a facudaldade dez anos depois de ter parado estudar para fazer Tecnologia da Informação
Ana Luisa Storti/g1
Após 10 anos sem estudar, o autônomo Luiz Antônio Alves, de 41 anos, que trabalha como carpinteiro prestou o Enem para tentar uma vaga em Tecnologia da Informação. Ele achou a prova intuitiva.
Enem 2024: o casal Adelcio Pedro do Nascimento, de 41 anos, e Kerita da Silva Camargo do Nascimento, de 37 anos mostram que não tem idade para prestar o Enem
Ana Júlia Storti/g1
A balconista Kerita da Silva Camargo do Nascimento, de 37 anos, e o seu marido Adélcio Pedro do Nascimento, de 41 anos, são outros exemplos de que não há idade para prestar o Enem.
Ela quer retomar os estudos após abandonar a faculdade que fazia no Rio Grande do Sul e fazer o curso de engenharia ambiental. Ele faz agronomia à distância (EAD), e prestou a prova para testar os seus conhecimentos.
Enem 2024: aos 32 anos, Valdenice de Souza Santos presta o Enem pela primeira vez para buscar crescimento pessoal e profissional
Ana Júlia Storti/g1
Aos 32 anos, Valdenice de Souza Santos presta o Enem pela primeira vez para buscar crescimento pessoal e profissional. Ela acredita que com a graduação pode conseguir um um emprego melhor.
Enem 2024: Odair Francisco Júnior ganhou um ano de cursinho após chegar atrasado à prova em São Carlos
Ana Júlia Storti/g1
Já o mecânico Odair Francisco Júnior, de 46 anos, até que tentou, mas vai ter que esperar até o ano que vem para tentar uma vaga para engenharia mecânica. Ele chegou atrasado ao local de prova e não pode entrar.
Mas o azar não foi tanto. Um representante de um curso pré-vestibular de São Carlos, comovido com sua situação ofereceu um ano de bolsa para ele se preparar para o Enem 2025. Veja no vídeo abaixo.
Mecânico que chega atrasado no Enem ganha um ano de cursinho em São Carlos
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.