ENEM 2024: estudantes chegam ao local de prova para o primeiro dia do exame
No Ceará, mais de 250.388 pessoas estão inscritas no exame, segundo o Ministério da Educação. ENEM 2024 – DOMINGO (3) – FOTALEZA (CE) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem no campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza
Thaís Brito/g1 CE
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, aplicada neste domingo (3), conta com mais de 250.388 pessoas inscritas no Ceará, conforme o Ministério da Educação.
Um deles é o estudante Davi de Sousa, de 17 anos, que se preparou para chegar cedo ao local de prova, no campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará. “Resolvi chegar cedo para não virar meme na internet”, brinca, se referindo aos vídeos de atrasados do Enem.
ENEM 2024 – DOMINGO (3) – FORTALEZA (CE). Estudante Davi de Sousa, de 17 anos, diz estar bem preparado para a redação.
Thaís Brito/g1 CE
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Ele pretende estudar jornalismo, mas tem a educação física como segunda opção. “Estudei bastante durante o ano. Como o terceiro ano é mais revisional, acaba que favorece ao aluno a parte de fazer a prova. O ano inteiro você revê as coisas que você estudou tanto no terceiro ano, quanto em outras séries. Estou me sentindo ótimo, creio em Deus que vai dar tudo certo”.
As provas deste domingo incluem linguagens, ciência humanas, além da redação, um dos pontos de maior preocupação dos estudantes. Davi, contudo, diz estar tranquilo para desenvolver o tema. “Tô bem preparado, com uns repertórios legais em mente”.
Treineiros
Do total de inscrições no Ceará, 53.782 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano; e 1.921, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos, candidatos conhecidos como “treineiros”.
A estudante Yasmin Coutinho, de 17 anos, é uma delas. Yasmin foi acompanhada do pai, Fernando Coutinho, até o campus da Universidade Estadual do Ceará, um dos locais de prova em Fortaleza.
“Tô meio ansiosa, porque é a primeira vez, não tenho nenhuma experiência com uma prova grande assim. Estou ansiosa, mas, ao mesmo tempo, não estou tão ansiosa, porque eu sou treineira. Eu só estudei para a redação. De conteúdo, eu vou fazer um teste de conhecimento. Não me considero boa em redação, por isso que estou treinando muito”, diz Yasmin.
ENEM 2024 – DOMINGO (3) – FORTALEZA (CE). Yasmin Coutinho, de 17 anos, é acompanhada do pai, Fernando Coutinho, para o local de prova no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza.
Thaís Brito/g1 CE
A jovem deseja cursar engenharia de software na Universidade Federal do Ceará. Segundo ela, o curso só é oferecido em Quixadá, cidade do sertão central do Ceará, distante 150km de Fortaleza. “Futuramente a gente vai ver se vai dar certo mesmo, mas se for preciso eu vou morar com ela lá”, conta o pai de Yasmin.
Assista aos vídeos mais assistidos do Ceará