Quase 100 mil estudantes participam do certame no estado, segundo o Inep. A prova, realizada nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior. Estudantes chegam para o primeiro dia de Enem na Universidade Nilton Lins, em Manaus
Patrick Marques/g1 AM
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram início às 12h30 deste domingo (3), no Amazonas. Quase 100 mil estudantes do estado estão inscritos no certame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os portões para o primeiro dia de provas foram abertos às 11h no horário local. A Universidade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul de Manaus, é um dos locais de prova com maior fluxo de estudantes e, por lá, a movimentação foi intensa.
A operadora de caixa Mirela Santos, de 19 anos, é uma das estudantes que fazem a prova no local. Acompanhada de uma amiga, ela contou ao g1 que se preparou para o certame ao estar em casa, todos os dias após seu horário de trabalho.
“Eu estudei em casa sozinha. Não tenho condições pra pagar um cursinho pra vestibular. Eu quero cursar farmácia e acho que vou conseguir. Tem que dar resultado de alguma coisa todo esse esforço”, disse a jovem.
Acompanhada da amiga, Mirela Santos, de 19 anos (a dir.), disse ao g1 que pretende cursar farmácia.
Patrick Marques/g1 AM
O estudante Felipe Cardoso, de 20 anos, vai fazer as provas do Enem pela terceira vez. Ele sonha em cursar medicina e espera realizar uma boa prova para alcançar o objetivo.
“Eu estou fazendo cursinho já há algum tempo, bem focado em exercícios e praticando redação semanalmente. Hoje me sinto bem preparado. Me sentindo pronto”, afirmou.
Na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, na Zona Norte de Manaus, o fluxo de estudantes também foi grande. Momentos antes do fechamento dos portões, a estudante Jamily Araújo, de 18 anos, se encontrou com amigos. Todos estudam no mesmo local onde fazem a prova do Enem.
A estudante Jamily Araújo, de 18 anos (centro) e os amigos. Grupo estuda na mesma escola em que vai fazer o Enem 2024.
Patrick Marques/g1 AM
“Eu fui estudando pelo YouTube, aqui na escola mesmo, fui revisando matérias e fui fazendo isso até hoje. Eu estudo aqui mesmo onde vou fazer a prova porque moro aqui perto. A minha expectativa pra prova, disse até para os meus amigos, é ‘ou a prova me arrasa, ou eu arraso ela’”, contou a estudante.
Faltando 1 minuto para 12h, horário de fechamento dos portões, dois estudantes precisaram correr para não ficarem do lado de fora da unidade de ensino. Eles foram incentivados por pessoas que estavam no local.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Enem 2024
O Enem 2024, realizado nos dias 3 e 11 de novembro, é a principal forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas de todo o país.
Neste primeiro dia de exame, os estudantes terão que responder 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação.
No próximo domingo (11), segundo e último dia de Enem, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Mais de 96 mil inscritos se preparam para provas do Enem no Amazonas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.