Prova trouxe neste domingo (3) questões de linguagens, ciências humanas e redação. No Pará mais de 240 mil estudantes se inscreveram no exame. Círio 2024: Fé e muita comoção em passagem da imagem de Nazaré na frente da TV Liberal
Tayana Narcisa/ g1
O 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve uma questão especial sobre o Círio de Nazaré, considerada a maior manifestação religiosa do Brasil, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade.
A questão, que fez parte da prova de Ciências Humanas, trouxe a importância histórica e cultural da procissão que sempre reúne milhares de fiéis de variadas regiões do mundo, no segundo domingo de outubro, em Belém, no Pará.
O g1 entrevistou um professor de ensino médio que também é cientista da religião, ele destaca a relevância dessa questão no Enem 2024, ressaltando os conhecimentos necessários para os candidatos respondê-la.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo Ivan Gadelha, o item fazia referência à Habilidade 05 da matriz de referência de Ciências Humanas do Enem. Para o docente, o gabarito extraoficial desta questão é a opção que cita “Registro de bens culturais de natureza imaterial”. Veja abaixo a explicação:
“O aluno deve saber diferenciar patrimônio histórico cultural imaterial e material. No item temos o Círio de Nazaré, que é registrado como patrimônio cultural histórico imaterial”, explicou.
A pergunta exigia do estudante uma compreensão mais profunda sobre os conceitos de patrimônio e sua aplicação em contextos culturais e religiosos.
Veja abaixo a questão na íntegra:
Caiu no Enem 2024: 1° dia tem questão sobre o Círio de Nazaré, considerada maior manifestação religiosa do Brasil
Reprodução l Enem 2024
Além disso, o especialista destacou como essa questão valoriza a grande manifestação religiosa para além do aspecto turístico, inserindo-a em um contexto de conhecimento cultural, religioso e antropológico.
“A valorização extrapola o ambiente turístico e vai para uma frente de conhecimento cultural, religioso e antropológico. Os alunos de outras religiões do país tiveram, nesse domingo, uma relação patrimonial histórica com uma manifestação de nossa cidade. Isso é de suma relevância para nós e para o Brasil,” completou.
Questionado se já havia abordado o tema com seus alunos, o professor afirmou que sim, e que eles estavam bem preparados. Ivan também atua em cursinhos preparatórios para o Enem.
Veja ainda: 1° dia tem questões sobre Rita Lee, Racionais, crise do clima, Mangueira e mais
Pará em destaque
Para o Cientista Político, Belém tem ganhado visibilidade não apenas com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que ocorrer em 2025 na capital, mas também no âmbito das manifestações culturais e religiosas.
“A cidade tem estado no radar turístico, e o Círio é a maior manifestação religiosa e representa um patrimônio histórico cultural imaterial. Esse exemplo sempre aparece nas aulas de Humanas,” concluiu.
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Conheça essa grande mobilização de fé
Estação das Docas e complexo do Ver-O-Peso repleto de fiéis no Círio de Nazaré.
Marcelo Souza/Agência Pará
Há mais de dois séculos os paraenses saem em procissão para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, considerada a padroeira da Amazônia. Em 2024, ocorreu a 232ª edição que reuniu mais de 2 milhões de pessoas nas ruas.
Desde a sua criação, o Círio de Nazaré vem crescendo em representatividade e, em 2004, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Brasil.
Em 2013, o reconhecimento foi estendido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que declarou a manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Esse reconhecimento destaca o Círio não apenas como um evento religioso, mas também como um símbolo de identidade cultural e de resistência das tradições Amazônicas.
Para os paraenses, o Círio de Nazaré é mais do que uma celebração religiosa; é uma vivência de fé, cultura e identidade.
Além das cerimônias religiosas, o evento também movimenta o turismo, a economia e as tradições culturais da região, com manifestações como o Arraial do Pavulagem, o arranjo de barracas típicas e a culinária local, que inclui pratos como maniçoba e pato no tucupi.
A questão do Enem 2024 sobre o Círio de Nazaré reflete o interesse em valorizar as manifestações culturais brasileiras e reforça a importância de o estudante conhecer e respeitar as diversas tradições e celebrações que compõem a identidade nacional.
Enem no Pará
Momento em que portões são abertos para o primeiro dia de provas do Enem 2024, em uma universidade particular de Belém.
Beatriz Reis/g1 Pará
O Pará teve mais de 240 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, realizada neste domingo (3).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, no estado as mulheres são maioria, representando 61,31% (151.903) das inscrições.
LEIA TAMBÉM
Enem 2024: apoio familiar, poluição sonora e falta de energia em escolas marcam o 1˚ dia de provas no PA
Enem: frota de ônibus deve operar com 100% dos veículos nos domingos de prova, em Belém
Enem 2024: estudante de escola pública compartilha dicas após conquistar 4 aprovações no Pará
Enem 2024: Aulão em um cursinho popular de Belém atrai muitos estudantes
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.