Silvana Fernandes conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e teve parte da trajetória contada em uma questão da prova de linguagens. Medalhista paralímpica da Paraíba, Silvana Fernandes é tema de questão Enem
Sílvio Ávila / CPB
O ano de 2024 foi de muitas vitórias para a atleta paralímpica de parataekwondo, Silvana Fernandes, que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Já neste domingo (3), a paraibana foi tema de uma questão da prova de linguagens do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio).
📲Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A questão em que Silvana foi citada também reuniu minibiografias de outras duas atletas paralímpicas, Jane Karla e Elizabeth Gomes, e contou como as três trocaram de modalidade durante a carreira esportiva. Veja a pergunta completa na imagem abaixo mais abaixo.
LEIA TAMBÉM:
📝 REDAÇÃO DO ENEM: veja quais repertórios poderiam ser usados
👩🏻👩🏻👩🏼’SENSAÇÃO DE APOIO’: Gêmeas e irmã mais velha fazem Enem na mesma sala
Para a medalhista, a menção feita pelo exame foi uma surpresa tão boa, que ela quase não acreditou quando começou a ser avisada pelos seguidores nas redes sociais.
“Eu recebi a primeira mensagem pelo Instagram [contando sobre a referência] e eu pensei ‘não é possível’. Acho que eles estão confundido com outra pessoa. Eu tentei pesquisar a questão, mas ainda não estava disponível”, confessou.
Questão do Enem 2024 sobre Silvana Fernandes
Reprodução / Enem 2024
Mas depois de receber muitas outras mensagens sobre o mesmo assunto, a ficha caiu. Foi então que Silvana se sentiu emocionada, já que a trajetória dela no esporte havia alcançado milhares de estudantes de todo o país.
“Eu me arrepiei toda na hora. Fiquei muito feliz na hora. Eu pensei que seria uma questão rápida, bem pequenininha, mas realmente ele [Enem] contou um pouquinho da minha trajetória e deu uma ênfase muito grande no meu nome. Eu me senti muito valorizada pelo Brasil inteiro”, celebrou.
LEIA TAMBÉM:
🐾SONHO: Protetora que cuida de 25 animais tenta o Enem pela 4ª vez por vaga em veterinária
Silvana também acredita que a referência feita no Enem promove mais visibilidade para o esporte paralímpico. Com isso, faz com que ele ganhe mais espaço na sociedade.
“Muitas pessoas não conhecem o esporte paralímpico. E com essa questão do Enem, [as pessoas] tomam ciência do esporte paralímpico, tomam ciência da nossa história, que muitas vezes inspira pessoas. E veem que o esporte é para todos”, destacou.
Assim que soube da menção, a paraibana gravou um vídeo e publicou nas redes sociais.
“Muito feliz e honrada por ter sido tema de uma questão do Enem. Um motivo muito emocionante pra mim. E ver toda a minha trajetória no maior exame nacional, que é o Enem. Então é agradecer a eles por toda inclusão, por ter mostrando um pouquinho da minha história, a minha modalidade que é o parataekwondo, meu querido estado que é a Paraíba, minha querida cidade que é São Bento, que pra mim são sinônimo de força e determinação”, comemorou.
Initial plugin text
Natural de São Bento, no Sertão da Paraíba, Silvana Fernandes conquistou a segunda medalha paralímpica da trajetória dela nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. A paraibana estreou na competição em Tóquio 2020, quando também conquistou um bronze. Ela disputa a categoria K44 (atletas com amputação unilateral), até 57kg, no parataekwondo.
VÍDEOS: Lá vem o Enem 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.