Enem 2024: professor explica se vale a pena decorar fórmulas para as provas de exatas
No segundo dia de provas, marcado para esse domingo (10), os candidatos encaram questões de matemática e ciências da natureza. Calculadora; empresa; gastos; dinheiro
Freepik/cookie_studio
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcado para este domingo (10), com a abertura dos portões ao meio-dia. Dessa vez, os candidatos precisam resolver questões de exatas, nas áreas de matemática, que envolvem raciocínio lógico e cálculos, e de ciências da natureza, com questões de física, química e biologia.
🔢 Cada uma das áreas conta com 45 perguntas, totalizando 90 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas até as 18h30. Será que, diante do desafio dos números e do tempo, vale a pena decorar fórmulas? O coordenador do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, Ricardo Marcio, respondeu ao g1.
LEIA TAMBÉM:
Enem 2024: reveja tira-dúvidas com dicas sobre o que pode cair e como fazer a prova
“Não vale a pena decorar fórmulas se o aluno estiver pensando em memorizá-las sem entender as grandezas envolvidas no conteúdo. Quando falamos do Enem, estamos falando de uma prova contextualizada, com textos mais extensos e com vários fatores a serem considerados na resolução de um problema”.
“Então, se você apenas sabe a fórmula, mas não compreende o papel de cada grandeza, de cada elemento, de cada variável envolvida, realmente não vale a pena”.
Qual é o melhor caminho?
De acordo com Marcio, no Enem, o aluno não vai encontrar um exercício simples, como por exemplo, ‘calcule a área de um triângulo cuja base é X e a altura é Y’, no qual basta aplicar uma fórmula e pronto. “As questões sempre apresentam um contexto. Então, como relembrar essas fórmulas? Um recado para quem já estudou: não se preocupe em decorar fórmulas por decorar”.
“Se você já estudou, o importante é retomar um ou outro exercício dos assuntos mais frequentes no Enem. Ao revisar suas anotações e exercícios, você vai relembrando pontos importantes, o que certamente é uma ótima preparação para a prova”, orienta.
Mesmo com o segundo dia do Enem voltado para provas de exatas, a leitura e a interpretação de textos são fundamentais para correta realização do exercício. O coordenador lembra ainda que, especialmente na prova de matemática, o teste costuma trabalhar com problemas contextualizados envolvendo as quatro operações básicas.
O que posso revisar nessa reta final?
Para dar aquela mãozinha para os candidatos, a pedido do g1 Campinas, o coordenador apontou quais os principais assuntos que devem cair nas provas do segundo dia do Enem.
em matemática, proporcionalidade, especialmente porcentagem;
escalas e conversão de unidades;
em geometria plana, revisar áreas de figuras como triângulos, quadriláteros e circunferências;
trigonometria e geometria espacial;
volumes, como cilindros e cones;
sequências numéricas, com progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG);
problemas com médias: média aritmética e ponderada.
Enem 2024: o que é a função logarítmica e como ela cai na prova
Horários e tempo de prova no segundo dia do Enem
No segundo dia de provas do Enem, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. O início das provas é às 13h30 e o tempo de duração será de cinco horas, com encerramento às 18h30. A saída permitida sem o caderno de questões é a partir das 15h30 e a saída permitida com o caderno de questões, a partir das 18h.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.