BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
Órgão de segurança realizou novos teste com carros chineses. Hatch da BYD é o primeiro elétrico a receber a nota máxima. BYD Dolphin Plus recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP
Divulgação | Latin NCAP
O Latin NCAP, órgão responsável pela realização de crash tests com carros novos produzidos e vendidos na América Latina e Caribe, divulgou na manhã desta terça-feira (17) o resultado de mais testes realizados em carros 0 km, sobretudo os que envolvem marcas chinesas como a BYD.
E o Dolphin Plus, versão mais potente e mais cara do hatch da fabricante chinesa, recebeu cinco estrelas, a nota máxima emitida pelo Latin NCAP.
De acordo com o Programa de Avalição de Veículos Novos (NCAP), esta é a oitava rodada de resultados de 2024 e o BYD Dolphin foi o primeiro carro de uma fabricante chinesa a receber as cinco estrelas. O hatch da BYD também foi o primeiro modelo elétrico com esta classificação.
Para conseguir tal feito, o modelo conta com sete bolsas de airbag, controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de auxílio à condução, o chamado ADAS, como equipamentos de série. Assim, o Dolphin Plus alcançou 92,6% de proteção para ocupante adulto, 93,1% de proteção para ocupante infantil e 77% de proteção para pedestres. Sobre o sistema ADAS, o resultado foi de 85%.
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Resultado do Dolphin Plus em teste de colisão do Latin NCAP: cinco estrelas
Divulgação | Latin NCAP
Metodologia
O BYD Dolphin Plus, que é vendido no Brasil por R$ 184.800, passou pelos seguintes testes:
Impacto frontal;
Impacto lateral;
Impacto lateral de poste;
Chicotada cercival;
Proteção de pedestres;
Teste de ESC (controle de estabilidade);
Teste de frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres;
Teste de frenagem autônoma de emergência em trechos urbanos e rodoviários;
Teste de detecção de ponto cego.
De acordo com a entidade, “o Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal”.
“O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão”, informou o Latin NCAP em nota.
Ainda de acordo com o órgão, apesar das cinco estrelas, o projeto do Dolphin Plus pode ter melhorias no futuro. “A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com o AEB VRU apresentou bons resultados. O modelo oferece LSS (alerta de saída de faixa), mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos. O modelo não oferece o SAS (Sistema de Sinalização de Auto Socorro) com configurações manuais e o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, ou piloto automático adaptativo) não foi bom o suficiente para ganhar pontos.”
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De acordo com o Latin NCAP, o carro utilizado para o crash test foi enviado voluntariamente pela fabricante e o resultado só é válido para a versão Dolphin Plus, não para o Dolphin de entrada (que custa R$ 159.800) nem para o Dolphin Mini.