Cirurgia de pálpebra: cuidados pós-operatórios em casa

A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) é medicamente recomendada para pacientes com pálpebras encapuzadas ou caídas que comprometem a visão ou a saúde ocular. É também uma das únicas formas de cirurgia plástica cobertas pelo seguro quando consideradas clinicamente necessárias. 

Esses tecidos são sensíveis e o olho é suscetível a infecções pós-procedimento. Portanto, os cuidados posteriores à blefaroplastia são essenciais para uma cura rápida e sem risco de danos às pálpebras, aos olhos ou à visão. Além disso, essas dicas de cuidados posteriores também mantêm os pacientes pós-operatórios mais confortáveis. 

Revisão rápida da cirurgia de pálpebra 

Cirurgiões plásticos licenciados realizam procedimentos de blefaroplastia. Seu optometrista ou médico geral irá encaminhá-lo para os cirurgiões mais respeitáveis ​​da área se você precisar de cirurgia de pálpebras para tecidos de pálpebras com capuz ou flacidez. Temos a sorte de ter nossos próprios cirurgiões internos que realizam  cirurgias de pálpebras de nossos pacientes. Quer saber mais sobre a cirurgia ? Acesse https://adrianalembi.com.br/

Durante o procedimento, o cirurgião usa anestesia geral intravenosa ou anestesia local, dependendo da sua situação e da extensão da cirurgia. Para iniciar o processo, o cirurgião faz uma incisão ao longo do sulco natural da pálpebra ou diretamente abaixo da linha dos cílios da pálpebra inferior para minimizar as cicatrizes visíveis.  

Após a incisão na pálpebra superior, o cirurgião pode remover o excesso de gordura ou pele e redistribuir o músculo e o tecido da pálpebra para criar uma correção natural que mantém o formato e as características do olho, mas elimina a flacidez do capuz. Se você estiver fazendo blefaroplastia inferior, ele removerá o excesso de gordura, mas não a pele. A elasticidade natural do corpo reabsorverá a pele que cobre o antigo inchaço ou ensacamento, apertando com o tempo. 

Tenha em mente que você pode não ser o melhor candidato para a cirurgia das pálpebras se: 

  • Sofre de olhos secos 
  • Tem uma condição médica não controlada, como diabetes 
  • Fez cirurgia ocular no passado 
  • Tem um histórico de certas condições inflamatórias da pele, como eczema ou psoríase 
  • Ter expectativas irreais para o resultado (novamente, no campo da optometria ou da oftalmologia, a cirurgia das pálpebras visa melhorar a visão e não é vista como um procedimento cosmético ou eletivo) 

Todos esses e outros potenciais desqualificadores são discutidos durante sua consulta pré-cirúrgica. 

Dicas de cuidados após a blefaroplastia para cura e conforto 

Seu cirurgião fornecerá informações detalhadas sobre cuidados e conforto pós-cirúrgicos. Siga as instruções estritamente para honrar o processo de cicatrização e minimizar o risco de infecção ou outras complicações.  

Dê a si mesmo duas semanas inteiras para se curar

A maioria de nossos pacientes pode retomar suas atividades normais cerca de 10 a 14 dias após a cirurgia, mas todos são diferentes. Você nunca sabe como você ou seu corpo responderá até que tenha feito o procedimento. Planejar relaxar por duas semanas inteiras e ter tarefas domésticas mais pesadas ou tarefas de trabalho cobertas por esse tempo permite que você honre o processo natural de cura do seu corpo.  

O inchaço pós-operatório leva em média de duas a três semanas para desaparecer completamente. Não se preocupe. Assim que o inchaço for reduzido, você poderá desfrutar dos efeitos finais da blefaroplastia. 

Use camisas de botão (ou zíper)

Mantenha um estoque de camisas de botão ou com zíper disponíveis para o dia da sua cirurgia e os dias seguintes. Isso evita as chances de pescoços elásticos mais apertados ficarem presos no olho inchado e sensível e nos tecidos faciais. O inchaço mais intenso diminui bastante nos primeiros dias, mas quanto mais você evitar agravar o local da cicatrização, melhor.  

Use compressas frias para aliviar o inchaço

Compressas frias são calmantes e ajudam no inchaço. Use-os o máximo que puder, especialmente nos primeiros dias. Quanto menos os olhos incham, menos eles puxam os pontos e causam desconforto.  

Alguns pacientes gostam de usar  máscaras de enxaqueca do freezer  para esse processo. Se você seguir esse caminho, coloque a máscara em cima dos olhos fechados, em vez de prendê-la à cabeça, para minimizar a pressão no tecido inchado. Além disso, certifique-se de usar um pano fresco, limpo e seco entre as marcas e os olhos para evitar infecções.  

Mantenha colírio, lubrificante e gaze estéril à mão

Seu médico fornecerá colírios para evitar olhos secos, bem como um lubrificante especial para manter as pálpebras e o local cirúrgico úmidos à medida que cicatrizam. Use esses produtos conforme as instruções.  

Também recomendamos ter compressas de gaze estéreis à mão. As incisões podem escorrer um pouco à medida que cicatrizam, e a gaze a absorve. Para fazer isso, bata suavemente na incisão. NUNCA esfregue-o ou os locais da incisão, ou você corre o risco de rasgá-los ou causar mais danos. Se você esfregar os olhos regularmente, esta é uma excelente oportunidade para  quebrar o hábito de esfregar os olhos. Para mais informações sobre cirurgia plastica nas pálpebras, acesse https://adrianalembi.com.br/blefaroplastia-cirurgia-palpebras-bh/

A proteção solar é uma obrigação após a cirurgia das pálpebras

Proteja os olhos do sol  nas primeiras duas semanas após o procedimento. Quando você está ao ar livre, locais com sombra, chapéus de abas largas e óculos de sol envolventes são seus maiores aliados. Seu cirurgião ou oftalmologista recomendará protetores solares específicos que são seguros para uso ao redor dos olhos durante esse período.  

Se você gosta de atividades ao ar livre, agende a blefaroplastia para os meses de inverno, se puder. Se o seu trabalho exige que você fique ao ar livre, converse com seu empregador sobre turnos ou tarefas que podem mantê-lo longe do sol por esse curto período. 

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Elimine todas as fontes de fadiga ocular

Esta é difícil, mas seus olhos não podem ser forçados para a semana seguinte à sua cirurgia. Não verifique o correio,  use a tela do computador , leia um livro ou fonte de mídia impressa, assista TV ou vá ao cinema. Todos esses são gatilhos para os olhos secos, e essa é uma situação que queremos evitar completamente, especialmente quando seus olhos se curam e são mais propensos a desenvolver a condição. 

Descanse bastante

O corpo acelera a cura enquanto dormimos e durante os momentos de relaxamento. Portanto, pense no período pós-tratamento da blefaroplastia como um momento para rejuvenescer e descansar seu corpo, mente e espírito de uma maneira que a vida normalmente não acomoda.  

Evite fumar e ambientes esfumaçados

Fumar inibe a saúde em todos os sentidos, incluindo a recuperação da blefaroplastia. No entanto, a fumaça também exacerba o local da ferida e aumenta o risco de infecção. Se você não parou de fumar nas semanas anteriores à cirurgia, recomendamos o uso de um adesivo ou goma de mascar nas duas semanas seguintes. 

Coma alimentos anti-inflamatórios nutritivos

Seu corpo sempre se beneficia de alimentos nutritivos e ricos em nutrientes, mas isso é especialmente verdade quando você está se recuperando de uma cirurgia de pálpebras. Recomendamos abastecer a geladeira e a despensa com  alimentos anti-inflamatórios  que podem reduzir o inchaço e eliminar alimentos conhecidos por aumentar a inflamação, como álcool, açúcares refinados, alimentos/lanches processados ​​e alimentos ricos em gorduras saturadas. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blefaroplastia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *