O controle da embreagem pode ser um verdadeiro desafio para pegar o jeito. Alguns alunos parecem entendê-lo em sua primeira aula de direção, mas para outros é uma luta irritante evitar que o carro morra toda vez que eles param ou se afastam.
O que é controle de embreagem?
O controle da embreagem é o controle da velocidade de um veículo de transmissão manual engatando parcialmente o disco da embreagem com o pedal da embreagem. Isso pode ocorrer no lugar ou em conexão com o pedal do acelerador. Quer saber mais sobre embreagens, acesse https://rsembreagem.com.br/
Como funciona uma embreagem?
Uma embreagem é simplesmente duas placas de metal que podem ser separadas quando você pressiona o pedal da embreagem. Ao separar as placas, você separa o motor das rodas e evita que a força vá para as rodas.
Como o motor do seu carro está sempre girando, a potência está sempre sendo transferida do motor para as rodas, quando o carro está no equipamento. Se você parar e esquecer de pisar na embreagem, seu motor tentará transferir potência para as rodas estacionárias e o carro irá parar. Além disso, se você tentar sair sem usar a alavanca da embreagem, não haverá energia suficiente e o carro irá parar.
Quanto mais você solta a lâmina da embreagem, mais as placas do motor podem se tocar. O ponto em que as placas se tocam e começam a transferir potência do motor para as rodas é chamado de ponto de mordida. Quando o pedal é totalmente liberado, as placas travam e a potência é facilmente transmitida.
Se você pensar no pedal da embreagem como uma espécie de válvula para deixar passar a força ou desligá-la, será um pouco mais fácil usar a embreagem de maneira suave e suave.
Dicas de controle de embreagem
O primeiro passo é encontrar o ponto de mordida:
- Encontre uma área de prática tranquila e plana
- Solte o freio de mão
- Pressione a embreagem até o fim e coloque o carro na primeira marcha.
- Dê um leve empurrão no acelerador
- Levante lentamente a embreagem até que o carro comece a se mover para frente

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Vamos detalhar ainda mais
Ao seguir nosso processo de 5 etapas acima, há mais algumas coisas das quais você precisa estar atento.
Primeiro, você precisa garantir que o carro esteja configurado corretamente para você. Se você não tiver certeza, confira nosso guia de exercícios do cockpit para obter mais informações. Você também precisará colocar o cinto de segurança antes de ligar o motor.
Quando você pressiona o acelerador pela primeira vez, seu objetivo é levar o conta-rotações para algo em torno de 1500 rpm.
Antes de levantar a embreagem, não se esqueça de verificar se é seguro movê-la. Quando a embreagem começa a avançar, é porque você está fazendo as placas da embreagem se tocarem. E esse é o ponto de mordida. É simples assim!
Repita as etapas acima até se sentir confortável com a posição do ponto de mordida.
Deslizando a embreagem
Então você pegou o jeito do ponto de mordida, a seguir é hora de aprender a deslizar a embreagem. Deslizar a embreagem é uma habilidade essencial se você deseja realizar manobras como estacionamento reverso ou curvas de três pontos. Felizmente, deslizar a embreagem não é tão difícil.
Para praticar, basta encontrar o ponto de mordida e deixar o veículo avançar muito, muito devagar. Procure controlar a velocidade do veículo com leves ajustes na embreagem; pressione-o em um centímetro ou mais para desacelerar e solte-o em uma quantidade semelhante para acelerar. Ao fazer pequenos ajustes como este, é útil imaginar algo muito delicado, como um ovo, embaixo dos pedais. Aplique uma pressão muito suave e tente não quebrar seu ovo imaginário.
Enquanto você tenta não quebrar o ovo que está sob sua embreagem, mantenha uma leve pressão no acelerador. Não fique tentado a tentar usá-lo para acelerar e desacelerar, use a embreagem.
Depois de repetir este pequeno exercício algumas vezes, o controle da embreagem se tornará uma segunda natureza. Você estará deslizando a embreagem como um profissional toda vez que fizer uma manobra!
Depois de dominar o controle da embreagem, você poderá controlar seu carro em baixas velocidades, facilitando muito as manobras, como o estacionamento em marcha à ré. Para pegar o jeito, basta uma estrada plana e tranquila e um pouco de paciência. Você pode lidar com o controle da embreagem em uma de suas aulas de direção ou pode encontrar um local seguro para praticar com um co-piloto apropriado.
Siga estas dicas importantes!
1. Pratique encontrar a mordida
Se você ficar preso com frequência, é melhor começar de novo. Isso significa começar com o básico: encontrar o ponto de mordida. Depois de ter isso sob controle, você pode reconstruir o controle da embreagem. Comece encontrando um trecho tranquilo de estrada plana para praticar. Idealmente, a área não é movimentada ou fora da estrada, para que você não seja incomodado.
Quando você estiver prestes a começar a dirigir, certifique-se de que o freio de mão esteja puxado, pise na embreagem e coloque o carro na primeira marcha. Em seguida, solte lentamente o pedal da embreagem. Preste muita atenção ao carro. Você sentirá o ponto de toque do carro quando começar a lutar contra o freio de mão para seguir em frente. Pratique isso várias vezes. Quanto mais você se acostumar a encontrar o ponto de mordida, mais forte sua memória muscular se tornará.
2. Comece a adicionar gás
A essa altura, você deve ser capaz de encontrar mais ou menos o ponto da mordida enquanto dorme. Agora é hora de introduzir o pedal do acelerador na mistura. Quando você começar a pisar no pedal da embreagem, você deve pisar no pedal do acelerador lentamente. Pense nisso como uma gangorra, se quiser. Quando você puxa a embreagem e pisa no acelerador, um equilíbrio é estabelecido onde o carro para completamente. Depois de soltar o freio de mão e acelerar um pouco – tirando o pé da embreagem – comece a avançar.
Se você tiver problemas com esta etapa, tente diminuir a velocidade para se concentrar. Levantar a embreagem leva algum tempo. Se você correr, corre o risco de parar o carro. Da mesma forma, ao soltar a embreagem, você deve ter cuidado para não pressionar o pedal do acelerador com muita força. Aqui é uma questão de equilíbrio. No entanto, uma vez que você descubra, o controle da embreagem será um passeio no parque.
3. Mude seus sapatos
Ainda não consegue fazer cara ou coroa com o controle da embreagem? Se você está constantemente oscilando entre realmente não consigo entender os controles da embreagem e acho que peguei o jeito agora, seu problema pode muito bem estar em seus pés. Dito isso, pode ser a escolha do sapato que torna o controle da embreagem tão difícil. Pode parecer bobagem, mas esse é um ponto que vale a pena enfatizar.
O controle da embreagem depende de sua capacidade de sentir os pedais corretamente e se mover livremente. Por exemplo, se você usar sapatos inflexíveis de sola grossa, não sentirá bem a aderência e o ponto de mordida. No entanto, se você estiver usando um par de sapatilhas de sola fina, ficará muito mais ciente de quanto movimento é necessário para encontrar o ponto de mordida, pisar no acelerador e partir.
Da próxima vez que você fizer uma aula de direção ou correr, tente levar um par de sapatos. Ao continuar, faça algumas pausas para trocar de sapatos até encontrar um par que pareça funcionar. Lembre-se de que chinelos nunca são apropriados!
4. Pare de correr
Quando você começar a dirigir, seu instrutor fará com que você pratique em estradas tranquilas, onde não há muito tráfego. Isso é ótimo para iniciantes, pois lhes dá tempo para se familiarizar com o básico sem interrupção – encontrar o ponto de partida no acelerador e atingir o solo correndo. Pode ficar confuso quando você começa a levar em consideração o tráfego intenso e os cruzamentos.
Imagine este cenário: você está parado em frente a uma fila de trânsito esperando o sinal ficar verde. De repente fica verde e você tem que se mover. Em vez de demorar, tente desaparecer em um microssegundo. O que acontece depois? Você para o carro e tenta não desmaiar. É difícil encontrar um único motorista aprendiz que nunca tenha passado por essa situação antes. Para saber mais sobre embreagem, acesse https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/
É compreensível. Quando você está na frente de uma fila de trânsito, é fácil sentir a pressão e esquecer tudo o que lhe foi ensinado. No entanto, em vez de entrar em pânico, não se apresse. Os motoristas atrás de você podem encontrar suas placas L e saber por que você está demorando um pouco mais do que o motorista médio.

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5. Lembre-se que todas as embreagens são diferentes
Se o seu instrutor de direção trocou de carro recentemente ou você comprou seu primeiro carro, você pode estar tendo problemas com o acionamento da embreagem agora. Embora possa parecer que surgiu do nada, na verdade há uma explicação simples – todas as embreagens são diferentes. O carro do seu instrutor de direção pode ter um ponto de mordida alto, o que significa que você terá que mover o pé mais alto para encontrá-lo.
Depois de passar no teste e comprar seu próprio carro, ele também pode ter um ponto de mordida mais baixo que não requer tanto movimento ascendente. No entanto, como você está tão acostumado com um ponto de mordida alto, pode perder o controle e avançar involuntariamente. Toda vez que você troca de carro, precisa se acostumar com um ponto de mordida completamente diferente. Portanto, se você trocou de veículo recentemente, recomendamos que volte à nossa primeira dica. Pratique encontrar seu novo ponto de mordida até que sua memória muscular o alcance.
6. Faça uma pausa
Às vezes é muito fácil se decidir sobre as coisas. Depois de parar o carro uma vez, duas vezes, etc., é difícil parar. É como se seu cérebro estivesse lhe dizendo o caminho certo para começar a dirigir, mas seus pés de chumbo estão batendo e indo rápido demais de qualquer maneira. Quando isso acontece durante um treino, pode valer a pena dar um passo para trás por um tempo. Às vezes, pode ser contraproducente continuar.
Em vez de aprender com seus erros, você pode acabar preso em uma rotina porque está muito desesperado ou frustrado. Em vez de se culpar, pare de dirigir durante o dia. Tente gastar seu tempo fazendo algo diferente de dirigir. Dessa forma, você pode passar para a próxima lição completamente atualizado. Provavelmente, a procrastinação frequente foi apenas coincidência e um subproduto do seu surto.
7. Ouça seu instrutor
Não importa o quão chateado ou frustrado você esteja com a falta de progresso no controle da embreagem, você deve sempre ouvir o feedback de seus instrutores. Eles podem não querer ouvir, mas podem lhe dar a resposta para seus problemas. Por exemplo, se eles disserem que você está puxando a embreagem muito rápido, então você sabe que precisa desacelerar.
Se você diz que não usou gás suficiente para mover, a solução é usar mais da próxima vez. Seu instrutor de direção sabe do que está falando, então você deve confiar em seu julgamento. Mesmo que você sinta que é um mau motorista ou que nunca conseguirá fazer isso, confie no julgamento de seu instrutor.
Você já passou no seu teste? Quando você não andar mais com um instrutor, você pode querer andar com um membro da família ou amigo que tenha alguns anos de experiência em pilotagem. Eles podem fornecer algumas dicas para ajudá-lo a dominar o controle da embreagem.
8. Domine seu medo
Quanto mais você constrói algo em sua mente como impossível, mais difícil se torna superá-lo. Se você está convencido de que nunca dominará os controles da embreagem, provavelmente levará o dobro do tempo para dominá-los. É um caso clássico de auto-sabotagem. Se você tem medo de entrar no carro ou tenta evitá-lo, não vai se sair tão bem quanto deveria.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem