Dependendo da apólice que você escolher, o seguro de automóveis oferece proteção financeira se seu carro for danificado ou roubado, você for ferido em um acidente ou for culpado em um acidente que cause ferimentos pessoais ou danos materiais. O seguro de automóvel também pode ajudá-lo a atender a todos os requisitos mínimos de cobertura exigidos pelo seu estado ou por um credor.
Nesta página, cobrimos alguns dos tipos mais comuns de seguro de automóvel e damos algumas dicas para decidir quanto a cobertura você precisa e como encontrar o seguro de automóvel mais barato disponível para você. Para saber como deixar seu carro 100% mais seguro, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/
O que é seguro de automóvel?
O seguro de automóvel fornece proteção financeira se você se envolver em um acidente de automóvel e seu veículo for danificado de forma não -evento de colisão (por exemplo, queda de uma árvore, granizo, etc.) ou se o seu carro for roubado. Em troca de um prêmio – o valor que você paga pela sua apólice – a seguradora paga os custos cobertos. Dependendo do tipo de apólice escolhida, isso pode incluir danos materiais ou pessoais sofridos por você ou outro motorista ou passageiro.
Cada apólice é baseada em um limite, que é o valor máximo que a seguradora pagará pelo seguro dano. Alguns tipos de cobertura também têm franquias, ou o valor que você deve pagar antes que a seguradora pague o custo restante.
Existem diferentes tipos de seguro de automóvel e você pode personalizar uma apólice para obter sua cobertura de seguro de automóvel. Você precisa.
Tipos de cobertura de seguro de carro
Seguro de Responsabilidade Civil
A cobertura de responsabilidade paga pelos custos associados a um acidente pelo qual você foi considerado culpado legalmente. O seguro de responsabilidade geralmente inclui dois tipos de cobertura:
- Danos corporais : cobre as despesas relacionadas a ferimentos ou morte de terceiros (por exemplo, outro motorista, seus passageiros ou um pedestre) quando a culpa for sua.
- Danos materiais : Cobre as despesas de reparação ou substituição de bens alheios (por exemplo, cercas, uma casa, etc.) danificados durante a condução do veículo.
A maioria dos estados exige que os motoristas tenham uma quantidade mínima de cobertura de responsabilidade antes de poderem registrar e operar um veículo naquele estado. Você pode descobrir quanta cobertura de responsabilidade você precisa visitando o Departamento de Veículos Automotores (DMV) do seu estado ou visitando nosso guia Seguro Auto por Estado.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem
Cobertura para Motorista Não Segurado
A cobertura de motorista sem seguro fornece proteção financeira se você se machucar em um acidente e o outro motorista não tiver seguro de carro. Dependendo de onde você mora, esta cobertura pode se estender para cobrir danos materiais. A cobertura de motorista sem seguro também paga se você for vítima de um atropelamento.
Seu estado pode exigir que você tenha uma quantidade mínima de cobertura de motorista sem seguro. Você também pode querer considerar a cobertura de motorista com seguro insuficiente, que normalmente paga a diferença entre suas despesas e o limite da apólice do motorista culpado. No entanto, em alguns estados, a cobertura de motorista com seguro insuficiente não é aplicável, a menos que seus limites de motorista com seguro insuficiente sejam maiores que os limites de responsabilidade do outro motorista.
Proteção contra Lesões Pessoais (PIP)
Também chamado de cobertura “no-fault”, este seguro paga as despesas médicas para você ou seus passageiros se você for ferido em um acidente, independentemente de quem seja o culpado. O PIP também pode ser aplicado se você estiver andando de bicicleta e for atropelado por um veículo. Em alguns casos, a cobertura do PIP pode reembolsá-lo por salários perdidos e despesas com tarefas que você não pode realizar durante a recuperação, como limpeza da casa.
O PIP geralmente é opcional e não está disponível em todos os estados. No entanto, alguns estados, como Nova York e Texas, exigem que os motoristas carreguem o PIP. Como sempre, verifique com o DMV do seu estado para determinar se o PIP está disponível em seu estado e se você é obrigado a carregá-lo.
Cobertura de Colisão
A cobertura de colisão paga pelos reparos se o seu carro for danificado durante um acidente de carro ou se colidir com outro objeto, como um prédio ou uma árvore, mesmo que você seja o culpado. Também pode cobrir danos causados por buracos.
Cobertura abrangente
A cobertura abrangente paga por danos ao seu carro que ocorram durante um evento que não seja um acidente de carro ou colisão com outro objeto. Exemplos de perdas cobertas incluem danos causados por granizo, danos causados por queda de objetos, para-brisa rachado ou quebrado, vandalismo ou danos causados por um animal. Também reembolsa você se seu carro for roubado.
Para garantir que você tenha a cobertura necessária, muitas seguradoras de automóveis oferecem complementos e apólices de seguro adicionais para compra, incluindo:
- Assistência na estrada : Se você tiver um pneu furado, precisar de um reboque ou ficar trancado fora do carro, esta cobertura reembolsa os serviços para que você volte a se movimentar.
- Substituição de carro novo : Este tipo de cobertura pagará para substituir um veículo totalizado por um novo da mesma marca e modelo. A cobertura é normalmente limitada a veículos relativamente novos – com dois anos, por exemplo – mas o corte varia de acordo com a seguradora.
- Seguro de avaria mecânica : Se o seu carro avariar e a garantia do fabricante não cobrir as reparações, esta cobertura cobrirá.
- Reembolso de aluguel : este complemento cobrirá o custo de um veículo alugado enquanto seu carro estiver em reparos.
- Seguro de carona: se você dirige para uma empresa de carona, este seguro oferece cobertura adicional se você sofrer um acidente durante o trabalho.
- Seguro Gap : Se o seu carro for considerado “totalizado” após um acidente e você dever mais pelo empréstimo do carro do que a seguradora pagará, o seguro Gap pagará a diferença.
Para determinar quanto seguro de carro você precisa, comece observando os requisitos do seu estado. A maioria dos estados exige que os motoristas tenham seguro de responsabilidade civil, mas alguns exigem tipos adicionais de cobertura, como cobertura para motorista sem seguro ou PIP. Da mesma forma, se você financiar ou alugar seu veículo, também é melhor verificar com o credor ou locador para determinar que tipo e quantidade de cobertura é necessária como parte de seu contrato de empréstimo ou aluguel.
Lembre-se de que esses são pontos de partida e as necessidades de cobertura de seguro variam. Se você acha que não seria capaz de arcar com despesas de responsabilidade, médicas ou legais após um acidente, é uma boa ideia considerar a compra de uma apólice que protegerá seus ativos.
De acordo com nossos dados mais recentes, o custo médio nacional do seguro de automóvel para 2022 é de $ 1.553, embora sua taxa possa ser maior ou menor. Para determinar sua taxa, as seguradoras de automóveis levam em consideração fatores como sua idade, localização, histórico de direção, tipo de veículo e sua pontuação de crédito. .
Uma estimativa precisa de seguro de carro também leva em consideração quanta cobertura você compra e a franquia e os limites que você escolhe. A chave para encontrar a companhia de seguros de automóveis mais barata é pesquisar com pelo menos três companhias de seguros de automóveis diferentes. Para saber mais sobre a á seguração do se automóvel, acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br/servicos-2/
Seguro de carro pode ser caro, mas há muitas maneiras de economizar dinheiro em seu seguro de carro.
- Altere sua franquia e/ou limites de apólice : Aumentar sua franquia reduzirá seus prêmios. Além disso, se você reduzir os limites que sua apólice cobrirá, seus prêmios serão reduzidos.
- Peça descontos : muitas pessoas sabem que poderiam receber um desconto por agrupar o seguro do carro com o seguro residencial, mas muitas vezes há muito mais descontos disponíveis. Pergunte sobre descontos para pagamentos automáticos, fazer um curso de direção defensiva ou ser isento de reclamações nos últimos anos.
- Pesquise ao redor : as seguradoras de automóveis avaliam o seguro de carro de maneira diferente, portanto, obtenha cotações de pelo menos três empresas diferentes.
- Melhore seu histórico de crédito : as seguradoras de automóveis geralmente oferecem taxas melhores para motoristas com bom crédito.
Como faço para registrar uma reivindicação de seguro de carro?
Registrar uma reivindicação de seguro de carro pode ser complicado, e cada companhia de seguros possui seu próprio processo e ferramentas. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para facilitar o processo.
- Ligue imediatamente para o seu agente de seguros de automóveis: Explique o que aconteceu e descubra o que sua apólice cobre, bem como os prazos para registrar uma reclamação.
- Reúna as informações necessárias: Dependendo da natureza da sua reclamação, pode ser necessário incluir um relatório policial, fotos dos danos e os nomes e informações de qualquer pessoa envolvida no acidente. Sua seguradora deve ser capaz de fornecer uma lista de informações ou documentos que você precisa incluir.
- Faça uma reclamação: Normalmente, você pode enviar uma reclamação oficial por telefone ou pelo site ou aplicativo móvel da sua seguradora.
- Pergunte sobre um carro alugado: Se a sua apólice cobre um carro alugado, descubra o processo para obter o carro ou reembolso.
Por que as reivindicações de seguro de carro são negadas?
Estas são as três razões mais comuns pelas quais as seguradoras negam sinistros:
- O motorista é alguém que mora com você ou tem acesso ao seu carro e tem idade para dirigir, mas não está na sua apólice.
- Você estava usando seu carro pessoal para fins comerciais no momento do acidente.
- O carro não está “parado” na sua casa. Não se trata literalmente do carro estar na sua garagem. Isso significa que um carro está segurado em sua apólice, mas pertence e é mantido no endereço de outra pessoa.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem
As seguradoras também negarão reclamações pelo que poderia ser chamado de dano autoinfligido. Isso inclui danos causados durante off-road ou na pista. E quase nenhuma apólice de seguro de automóveis (ou garantia, nesse caso) cobre o desgaste – é uma perda de tempo registrar uma reclamação por peças desgastadas, como freios ou vedações.
As taxas de seguro sobem depois que eu registro uma reclamação?
Embora as taxas de seguro de carro possam aumentar depois que um arquivo é reivindicado, isso nem sempre é verdade. As seguradoras de automóveis analisarão o tipo de sinistro, bem como quem foi o culpado. Se você foi o culpado, é provável que suas taxas subam, de acordo com o Insurance Information Institute.
Preciso de seguro se não estiver dirigindo meu carro?
Se você possui um carro, mas não o dirige, ainda pode ser uma boa ideia comprar ou manter sua apólice de seguro de carro existente.
A maioria dos estados tem leis que exigem que os motoristas segurem qualquer veículo registrado no estado. O não cumprimento pode resultar em multas e outras penalidades. Outra coisa a considerar é se você financia ou não seu veículo. É provável que seu credor exija que você tenha cobertura total – geralmente seguro de responsabilidade civil, cobertura abrangente e cobertura de colisão – até que o saldo do empréstimo seja pago integralmente.
Mesmo que não haja motivo legal para você manter sua apólice, há benefícios em fazê-lo. Muitas seguradoras veem um lapso na cobertura do seguro como um risco. Isso significa que você pode pagar mais pela cobertura quando chegar a hora de pegar a estrada novamente. E, se o seu carro for roubado, vandalizado ou danificado enquanto estiver estacionado, uma apólice de seguro pode protegê-lo das consequências financeiras.
Se você não vai dirigir, é uma boa ideia entrar em contato com seu agente de seguros para ver quais opções você tem. Eles podem ajudá-lo a mudar sua apólice e reduzir seus prêmios até que você esteja ao volante novamente.