A maioria de nós já teve aquele momento terrível em que você gira a chave e nada acontece. Um clique em vez do motor entrar em funcionamento pode ser um momento assustador, mas na maioria das vezes é algo a ver com a bateria do seu carro – seja simplesmente muito baixa ou precisa ser substituída completamente.
Como a bateria do carro alimenta todos os itens elétricos do carro, como faróis e rádio, você precisa que ela esteja em ótimas condições para ter uma boa experiência com seu carro. Eles duram em média cerca de sete anos, então muitos precisarão ser substituídos em algum momento. Quer saber mais sobre ? Acesse https://fortebaterias.com/site/
Em carros mais antigos, trocar a bateria do carro é uma tarefa simples que requer apenas uma chave inglesa e alguns minutos, mas em carros mais modernos pode ser bem difícil. Muitos carros de última geração têm tantos sistemas elétricos que dependem da bateria que você pode precisar de um especialista para fazer isso por você, especialmente se você realmente não possui seu carro, por exemplo, se estiver pagando por ele com financiamento pagamentos.
Se você não tiver certeza sobre como fazer isso sozinho, geralmente é uma boa ideia obter um mecânico treinado para fazer isso por você – mas neste guia veremos como diagnosticar uma bateria com falha, como fazê-la durar mais e como altere-o se você decidir seguir esse caminho sozinho.
Como saber se a bateria do seu carro precisa ser substituída
Você pode determinar se a bateria do seu carro está quase no fim de sua vida útil com verificações regulares. É possível identificar alguns sinais de que precisará ser substituído e fazer isso cedo deve evitar uma avaria inconveniente e potencialmente cara. Também pode poupar dinheiro, dando-lhe tempo para comprar o melhor preço na sua próxima bateria.
Os indicadores de uma bateria gasta incluem:
Acúmulo de resíduos pulverulentos – geralmente de cor verde – nos terminais da bateria. Uma luz de aviso da bateria acendendo no painel após a partida do carro. O motor ‘luta’ para dar partida, demorando mais do que o normal, principalmente em dias frios. A luz de aviso ‘check engine’ é exibida no painel
O sistema elétrico de um carro pode reagir de forma imprevisível a uma fonte de alimentação instável ou de baixa tensão e você pode receber um painel cheio de mensagens de erro e luzes de aviso quando o desempenho da bateria cair. A presença de vários avisos não é necessariamente algo para se preocupar; avisos podem ser acionados por leituras falsas de sensores que dependem de uma alimentação elétrica estável.
Se essas mensagens de erro e avisos permanecerem após a instalação da nova bateria, você deve investigar o que os está causando. Muitos vão limpar depois de uma boa viagem com uma bateria saudável. Se o airbag (SRS), ABS ou outros avisos relacionados à segurança acenderem, é vital que o carro seja verificado por um mecânico qualificado.
Também vale ressaltar que, se você substituir a bateria e ela ficar descarregada logo depois, isso pode indicar um alternador defeituoso (a parte que carrega a bateria enquanto você dirige) ou componente em outro lugar do sistema de carregamento, em vez da bateria. Infelizmente, uma falha como essa pode ser impossível de diagnosticar sem antes instalar uma boa bateria.
A única outra coisa a ter em conta é que as baterias dos carros gostam de viagens longas. Dar partida no carro é a coisa mais exigente que uma bateria tem que fazer, e se estiver fazendo isso com frequência e não tiver a chance de ser totalmente recarregada pelo alternador em viagens mais longas, sua vida útil será mais difícil e mais curta.
Como escolher a bateria de carro certa
As baterias de carro costumavam ser quase universais, mas os carros modernos apresentam uma série de componentes eletrônicos sensíveis e complicados, o que significa que muitos exigem um tipo específico de bateria. Carros com tecnologia stop-start para economia de combustível, por exemplo, precisam de baterias mais pesadas.
Muitos varejistas de baterias têm uma ferramenta on-line que permite que você insira o número de registro do seu carro para obter a bateria certa – embora observe que alguns carros de última geração realmente têm baterias que são ‘codificadas’ no motor; estes são melhor substituídos por profissionais. Em caso de dúvida, consulte o seu manual.
Não consigo encontrar a bateria do meu carro!
A grande maioria das baterias de carro reside no compartimento do motor, mas se você não encontrar a sua lá, não fique envergonhado. Por motivos de embalagem e distribuição de peso, algumas baterias de carro são mantidas no porta-malas – embora geralmente estejam escondidas atrás de uma tampa neste caso. Em caso de dúvida, verifique o manual do carro.
Como trocar uma bateria de carro
A troca de uma bateria de carro deve levar cerca de meia hora e a maioria das pessoas acha que uma chave ajustável é a única ferramenta de que precisam – embora um soquete ou um conjunto completo de chave inglesa possa ser útil.
Antes de começar, localize o código do rádio do seu carro, se ele tiver um (isso tende a ser verdade em aparelhos de som mais antigos), pois ele será perdido quando você desconectar a bateria. O código geralmente é escrito no manual do aparelho de som ou do carro.
Removendo a bateria velha
Localize a bateria do seu carro, removendo cuidadosamente a tampa plástica, se houver. Em seguida, remova as porcas que prendem o suporte de retenção da bateria e mantenha-as seguras e fora do caminho – a última coisa que você quer são parafusos soltos caindo no compartimento do motor.
Agora faça uma inspeção visual na bateria antiga, usando uma lanterna para ajudá-lo. Se você notar algum vazamento ou rachadura na carcaça, pare aí e chame um mecânico. O ácido da bateria é notoriamente desagradável e você vai querer que um profissional lide com isso – peça-lhes para inspecionar o compartimento da bateria para qualquer dano potencial causado pelo ácido também. O Blog Forte Baterias detalha outras coisas importantes sobre bateria, veja a seguir https://fortebaterias.com/site/
Agora você deve poder ver os dois terminais da bateria, que são pedaços de metal saindo da parte superior (e às vezes da lateral) da bateria, com os cabos conectados. Um será positivo (com uma ponta vermelha, marcada com um ‘+’) e um negativo (preto, com um símbolo ‘-‘). Nunca apoie a chave na bateria, pois problemas (sem mencionar faíscas) podem surgir se os terminais positivo e negativo da bateria estiverem conectados por um pedaço de metal.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem
Sempre desconecte o fio negativo primeiro. Isso pode ser feito usando sua chave inglesa para desparafusar suavemente a porca de retenção no grampo circular do chumbo preto. Observe que não é necessário desapertar totalmente a porca, apenas afrouxá-la o suficiente para soltar o grampo do terminal da bateria. Enrole o grampo na extremidade do cabo com fita isolante ou fita adesiva.
Repita o processo com o terminal vermelho positivo, soltando suavemente a porca e soltando a braçadeira. Novamente, enrole a ponta do chumbo em fita isolante. Não deixe que os fios vermelho e preto se toquem ou apoiem em metal como a carroceria do carro. A fita isolante ajuda a garantir que isso não aconteça.
Agora você deve conseguir retirar a bateria antiga do compartimento do motor. A maioria tem uma alça embutida para tornar isso mais fácil.
Colocando uma bateria de carro nova
Esta deve ser a parte mais fácil – apenas certifique-se de não conectar o fio errado ao terminal errado.
Coloque a nova bateria no compartimento da bateria. A maioria vem com tampas plásticas em cima dos terminais – remova-as.
Conecte primeiro o terminal positivo. Empurre o fio vermelho positivo no terminal positivo da bateria e aperte a porca de fixação no grampo.
Em seguida, coloque o fio negativo preto no terminal negativo da bateria e aperte o grampo.
Por fim, recoloque o suporte de retenção da bateria e a tampa plástica, se houver, prendendo o suporte com as porcas que você separou cuidadosamente anteriormente.
Como descartar uma bateria de carro velha
Como mencionado acima, as baterias estão cheias de ácidos fortes, bem como metais pesados e outros materiais prejudiciais ao meio ambiente. Cubra os terminais com fita isolante para limitar o risco de curto-circuito e certifique-se sempre de transportar a bateria para cima.