Eleições para o Parlamento Europeu

Desde 1979, os membros do parlamento dos estados membros são eleitos diretamente para as eleições europeias de acordo com a lei eleitoral nacional do respectivo estado membro, que deve cumprir certas normas básicas da lei europeia.

Enquadramento jurídico

As eleições para o Parlamento Europeu são realizadas com base na legislação da União Europeia e na legislação eleitoral nacional. A legislação da UE relevante é o artigo 14.º, n.ºs 2 e 3, do Tratado da União Europeia (TUE) e o artigo 22.º, n.º 2, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), que contém regras sobre os direitos de voto dos cidadãos da União , o número total de assentos no Parlamento Europeu e sua distribuição entre os estados membros. A Directiva 93/109/CE do Conselho regula as especificidades dos direitos eleitorais e de voto dos cidadãos da União que vivem num Estado-Membro diferente do seu país de origem Regulamentos sobre o sistema eleitoral, os princípios básicos da lei eleitoral, limiares mínimos, número de votos, a legislatura e as datas das eleições. que são vinculativas para todos os Estados-Membros. Com base no artigo 8º da Lei das Eleições Diretas,
Na Alemanha, a legislação nacional relevante é a Lei Eleitoral Europeia (EuWG) e a Portaria Eleitoral Europeia (EuWO).
Mais informações e os textos legais relevantes para download podem ser encontrados no site do Federal Returning Officer. Quer saber mais? Acesse https://www.gazetamineira.com.br/

A legislatura do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é eleito para um mandato de cinco anos.
Nos termos do n.º 2 do artigo 11.º da Lei das Eleições Diretas, as eleições terão lugar no último ano deste quinquénio, durante o período correspondente às primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu, a realizar entre 7 de junho 10, 1979. Durante este período não são realizadas eleições, o Conselho, deliberando por unanimidade após consulta ao Parlamento Europeu, pode fixar um prazo diferente. O Conselho deve fazê-lo pelo menos um ano antes do final do mandato de cinco anos. O novo prazo não pode ser anterior a dois meses e nem posterior a um mês após o prazo original.
As eleições realizam-se dentro de um período uniforme para todos os Estados-Membros entre quinta-feira de manhã e domingo seguinte (artigo 10.º, n.º 1, da Lei das Eleições Diretas). Na Alemanha, o governo federal determina a data da eleição, que deve cair em um domingo ou feriado dentro deste período (§ 7 da Lei Eleitoral Europeia).

O sistema eleitoral

Os deputados ao Parlamento Europeu são eleitos por escrutínio universal, directo, livre, igual e secreto para um mandato de cinco anos. A Alemanha elege 96 deputados.

O sistema de votação

Os membros do Parlamento Europeu são eleitos em eleições gerais, diretas, livres, iguais e secretas para um mandato de cinco anos. A Alemanha elege 96 eurodeputados.
As eleições seguem os princípios da (pura) representação proporcional. Cada Estado membro pode determinar os detalhes das eleições. Na Alemanha, cada eleitor pode depositar um voto em uma lista de candidatos indicados por um partido ou outra associação política (Seção 2 (1), Seção 8, Lei Eleitoral Europeia). A área eleitoral não é subdividida em distritos eleitorais. Os eleitores podem votar nos cerca de 90.000 distritos eleitorais, incluindo 10.000 distritos eleitorais por correspondência. Para as eleições europeias, a Alemanha costumava impor um limite mínimo de 5% para a atribuição de assentos, conforme permitido pelo artigo 3º da Lei de Eleições Diretas. No entanto, na sua decisão de 9 de novembro de 2011, o Tribunal Constitucional Federal decidiu que esse limite mínimo não era justificado para eleições europeias pelo direito constitucional alemão e, portanto, é nulo e sem efeito. O Quinto Ato de Alteração da Lei sobre as Eleições Europeias, de 7 de outubro de 2013, introduziu um limite mínimo de 3% para as eleições europeias. Na sua decisão de 26 de fevereiro de 2014, o Tribunal Constitucional Federal declarou inválido este limite. Como resultado, não houve um limite mínimo para a atribuição dos 96 assentos alemães no Parlamento Europeu desde aeleições de 25 de maio de 2014.

Direito de voto ativo e passivo

Todos os alemães, na aceção do artigo 116.º, n.º 1, da Lei Fundamental, que tenham completado 18 anos no dia da eleição, que tenham residência ou residência habitual e que tenham permanecido na República Federal da Alemanha por pelo menos três meses e não estão excluídos do direito de voto por razões especiais têm o direito de eleger os representantes da República Federal da Alemanha no Parlamento Europeu (§ 6 Para Ato Eleitoral).

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Cidadãos de outros estados membros da União Europeia (cidadãos da União) que tenham residência ou residência permanente na República Federal da Alemanha têm direito a votar nas mesmas condições que os cidadãos alemães (Seção 6 (3) Lei Eleitoral Europeia, Art. 22 (2) TFUE). Os cidadãos da União que participam pela primeira vez em uma eleição europeia na Alemanha devem se inscrever para serem inscritos no registro eleitoral. O seu pedido deve ser apresentado ao município do seu local de residência na Alemanha.
Estão excluídos do direito de voto ativo ou passivo todos os alemães, na aceção do artigo 116.º, n.º 1, da Lei Fundamental, que tenham pelo menos 18 anos no dia da eleição, independentemente de quem seja residente ou não. Os cidadãos da União que tenham a sua residência ou residência permanente na República Federal da Alemanha também são elegíveis se tiverem completado 18 anos no dia da eleição e não estiverem impedidos ou não forem elegíveis para eleições na Alemanha, ou no seu Estado-Membro de origem. Quer saber mais sobre como são organizadas as eleições! Confira aqui https://www.gazetamineira.com.br/minas-gerais/mais-nova-pesquisa-em-minas-aponta-vitoria-no-1o-turno-de-romeu-zema/

Candidaturas

As candidaturas podem ser apresentadas na Alemanha por partidos organizados e outras associações cujo objetivo seja participar na tomada de decisões políticas e na representação popular e cuja sede, direção, atividades e membros estejam localizados nos estados membros da União Europeia (outras associações políticas) (§ 8 para. 1 Lei Eleitoral Europeia). Tais associações políticas são, por exemplo, alianças de partidos alemães e estrangeiros ou associações supranacionais a nível europeu, bem como associações de eleitores fundadas para as eleições europeias.
Um partido ou outra associação política pode enviar uma lista para cada estado federal. ou uma lista combinada para todos os estados federais (§ 2, parágrafo 1, frase 2, lei eleitoral europeia). Um candidato só pode ser indicado por um partido ou outra associação política, pode ser indicado em um máximo de duas listas estaduais ou uma lista nacional e só pode ser indicado em um estado membro da UE (Seção 9(2) da Lei Eleitoral Europeia) . Mais informações sobre a participação partidária no Bundestag e nas eleições europeias podem ser encontradas aqui.

Votação e Contagem de Votos

Os eleitores geralmente votam nas assembleias de voto. Para a votação em casos excepcionais (hospitais menores, asilos, prisões, etc.), a votação pode ocorrer através de distritos eleitorais especiais ou assembleias de voto móveis (§§ 8 e 13 Portaria Eleitoral Europeia). Os eleitores elegíveis podem candidatar-se em qualquer assembleia de voto do seu distrito ou por correio, utilizando o cartão de eleitor (artigo 24.º e seguintes do Regulamento Eleitoral Europeu). Modelos de boletins de voto que pessoas cegas e deficientes visuais podem usar para votar sem ajuda estão disponíveis na Associação Alemã de Cegos e Deficientes Visuais (DBSV).
Após o encerramento das assembleias de voto, os resultados serão apurados publicamente nas assembleias de voto. Os oficiais eleitorais do círculo eleitoral preparam e publicam os resultados para os seus distritos, os oficiais fiscais provinciais preparam e publicam os resultados para os seus estados federais e os oficiais fiscais federais preparam e publicam os resultados federais (§§ 60 ss. Portaria Eleitoral Europeia).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parlamento_Europeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *