O compressor é chamado de “coração” da geladeira, pois bombeia o Freon (o sangue neste caso) pelas bobinas embutidas na geladeira. Uma falha no compressor tornará sua geladeira inutilizável – e uma vez que ela quebra, substituí-la é uma decisão sábia ou você deve comprar uma nova geladeira?
Reparar ou substituir o compressor de uma geladeira é um assunto caro. Não só o compressor custa metade do preço pelo qual você comprou a geladeira, mas o custo da mão de obra também é significativo devido à natureza complicada do trabalho.
Neste artigo, discutiremos se é aconselhável reparar ou substituir o compressor da geladeira ou não.
Sinais de aviso
Existem alguns sinais de alerta que informam quando o compressor da geladeira começou a ficar ruim. Muitas vezes, um compressor para de fazer barulho quando começa a ficar ruim. Sua geladeira provavelmente faz um zumbido constante e baixo. Você está acostumado a ouvir, mas quando você para de ouvir, você percebe. Se o som da sua geladeira mudou, isso é uma indicação de que o compressor começou a ficar ruim. Quer saber mais sobre ? Acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/
Um compressor de geladeira danificado pode ser reparado?
Os compressores não param cedo ou facilmente – mas quando o fazem, significa que muitas dores de cabeça virão em sua direção.
Embora sim, você certamente pode reparar um compressor danificado, pode não valer a pena. Substituir um compressor de geladeira envolve remover o Freon com cuidado para que ele não escape e, em seguida, usar um maçarico para remover o compressor defeituoso. Depois disso, o técnico irá soldar o compressor substituto e recarregar o Freon. Escusado será dizer que isso será caro.
Remova o compressor antigo
Antes de instalar um novo compressor, você deve remover o defeituoso. Antes de fazer qualquer coisa, desligue a geladeira. Agora, você pode começar a trabalhar.
Passo 1 – Esvazie a geladeira
Limpe a geladeira. Tire tudo da geladeira e coloque em coolers com compressas de gelo. Sua geladeira não estará esfriando enquanto estiver desligada. Você deseja economizar o máximo de comida possível durante esse período.
Passo 2 – Mova a Unidade
Puxe a geladeira para fora. Você tem que acessar a parte de trás da geladeira para trabalhar no compressor. Obtenha ajuda se precisar e puxe a geladeira para fora da parede. Você precisa ter muito espaço lá atrás, não apenas para acessar a geladeira, mas também para trabalhar, então certifique-se de puxar o aparelho o suficiente para ter algum espaço de mudança lá atrás.
Passo 3 – Retire a Placa de Proteção
Remova o protetor. Há uma placa de proteção atrás da geladeira onde fica o mecanismo interno. Tire isso e coloque-o de lado para que você possa dar uma olhada no que está acontecendo lá atrás. Você pode esperar cerca de 20 minutos para permitir que a máquina do refrigerador esfrie. Há muito metal quente lá atrás e isso pode ser difícil de trabalhar, então vale a pena esperar um pouco.
Passo 4 – Remova o Compressor
Encontre e remova o compressor. O compressor geralmente está localizado próximo à parte inferior da geladeira e pode ter sua própria placa de cobertura. Você pode precisar de uma chave de soquete para remover esta placa, que provavelmente está presa com porcas. Agora pare. Você não quer apenas puxar os fios e arrancar o compressor antigo. Se você fizer isso, ficará parado com seu novo compressor na mão imaginando como diabos ligá-lo de volta.
Passo 5 – Fotografia
Tirar fotos. Tire várias fotos do seu compressor do jeito que está. Tire fotos de todas as conexões onde os fios encontram o compressor. Trabalhe devagar e solte esses fios um de cada vez. Pare para tirar fotos após cada fio que você remover. Agora, quando você for instalar seu novo compressor, terá as fotos como auxílio visual. Alguns fios serão presos com clipes. Você só precisa apertá-los para puxar os fios do compressor. Outros podem precisar ser removidos com cortadores de fio.
Instalar um novo compressor
Depois que o compressor antigo for removido, coloque-o de lado em algum lugar que você não possa confundi-lo com o novo compressor. Agora você está pronto para a fase dois: instalação.
Passo 1 – Religar
Anexar os fios. Coloque o novo compressor na posição e segure-o no lugar, se necessário, enquanto recoloca cuidadosamente os fios. Você tem suas fotos como referência, se necessário.
Etapa 2 – Adicionar refrigerante
Adicione o refrigerante. O seu frigorífico precisa de refrigerante para se manter fresco. A adição de refrigerante é todo o seu próprio procedimento. Você encontrará instruções para adicioná-lo no refrigerante que comprar e nas informações do fabricante sobre sua geladeira. Você também precisará consultar as informações do fabricante para determinar especificamente que tipo de refrigerante você precisa para sua geladeira. Se você não tem mais sua papelada, não se preocupe. Você pode procurar todas essas informações online. O Blog Assistência técnica 24hs detalha outras coisas importantes, veja a seguir https://assistenciatecnica24hs.com.br/blog-2/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem
Etapa 3 – Conectar
Conecte os vales. Se você desconectou os vales ao remover seu compressor, você não precisa conectá-los ao seu novo compressor.
Etapa 4 – Teste
Verificar. Agora que você instalou seu compressor, é hora de testá-lo. Recoloque o painel de proteção na parte de trás da geladeira e conecte-o novamente. Dê alguns minutos à geladeira e ouça. Você ouve o zumbido do compressor funcionando? Abra a geladeira. Parece que está ficando mais frio? Aguarde cerca de 30 minutos a uma hora para ter certeza de que o novo compressor está funcionando antes de mover a geladeira de volta para a posição contra a parede.
Muitas vezes, os problemas de resfriamento podem ser resolvidos com este reparo DIY relativamente simples. é muito mais barato do que comprar uma geladeira totalmente nova e, depois de fazer isso uma vez, você saberá que é um mago da reforma da casa.
Fatores a considerar
Daremos alguns fatores para ajudá-lo a decidir se vale a pena substituir o compressor de sua geladeira ou não.
Idade da geladeira
Uma geladeira com manutenção adequada pode durar de 10 a 15 anos. Se o compressor quebrar no ano 10 (mais ou menos), será mais sensato comprar uma geladeira nova do que lutar para substituir o compressor atual.
Incline-se para reparar uma unidade mais jovem (especialmente aquelas que ainda estão na garantia) do que uma mais antiga. Afinal, se você consertar uma unidade muito antiga, ela poderá quebrar em breve.
Histórico de reparos de sua unidade
Seu compressor ou qualquer outra parte de sua geladeira quebrou recentemente?
Se ele passou por um grande reparo uma vez na vida ou está sendo consertado constantemente nos últimos anos, será mais econômico substituir apenas o refrigerador inteiro.
Seu aparelho ainda está na garantia?
Os compressores geralmente vêm com uma garantia de 5 anos (os compressores inverter vêm com mais de 10 anos de garantia). Se o compressor quebrar dentro desse período de tempo, você receberá um reparo/substituição gratuita do compressor ou todo o refrigerador poderá ser substituído gratuitamente.
Se o compressor quebrar após o término da garantia, basta substituir o refrigerador – às suas custas agora, infelizmente.