Compreendendo as veias varicosas: o básico

As varizes  são geralmente cordões salientes e azulados que correm logo abaixo da superfície da  pele . Quase sempre afetam pernas e pés. As veias inchadas e retorcidas visíveis – às vezes circundadas por manchas de capilares inundados, conhecidas como vasinhos – são consideradas varizes superficiais  . Embora possam ser dolorosos, geralmente são inofensivos. Quando inflamados, eles ficam sensíveis ao toque e podem prejudicar a circulação a ponto de causar  inchaço nos tornozelos,  coceira na pele e dores no membro afetado.

Além de uma rede superficial de veias, suas pernas possuem uma rede venosa interna ou profunda. Em raras ocasiões, uma veia interna da perna torna-se varicosa. Essas veias varicosas profundas geralmente não são visíveis, mas podem causar inchaço ou dor em toda a perna e podem ser locais onde   podem se formar coágulos sanguíneos.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O que causa as veias varicosas?

Para ajudar a circular o sangue rico em oxigênio dos pulmões  para todas as partes do corpo, suas  artérias  possuem espessas camadas de músculos ou tecido elástico. Para empurrar o  sangue de  volta para o  coração , suas veias dependem principalmente dos músculos ao redor e de uma rede de válvulas unilaterais. Conforme o sangue flui pela veia, as válvulas em forma de copo se abrem para permitir a passagem do sangue e se fecham para evitar o refluxo.

Nas veias varicosas, as válvulas não funcionam corretamente, permitindo que o sangue se acumule na veia e tornando difícil para os músculos empurrarem o sangue “morro acima”. Em vez de fluir de uma válvula para a próxima, o sangue continua a acumular-se na veia, aumentando a pressão venosa e a probabilidade de congestão, enquanto faz com que a veia se projete e se torça. Como as veias superficiais têm menos suporte muscular do que as veias profundas, elas têm maior probabilidade de se tornarem varicosas.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Qualquer condição que coloque pressão excessiva nas pernas ou no  abdômen  pode causar varizes. Os indutores de pressão mais comuns são gravidez, obesidade e ficar em pé por longos períodos. Constipação crônica  e – em casos raros, tumores – também pode causar varizes. Ser sedentário também pode contribuir para a varicosidade, porque os músculos que estão fora de condição oferecem uma ação insuficiente de bombeamento do sangue.

A probabilidade de varicosidade também aumenta à medida que as veias enfraquecem com a idade. Uma lesão anterior na perna pode danificar as válvulas de uma veia, o que pode resultar em varicosidade. A genética também desempenha um papel, portanto, se outros membros da família têm veias varicosas, há uma maior chance de você também. Ao contrário da crença popular, sentar-se com as pernas cruzadas não causa varizes, embora possa agravar uma condição existente.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Você pode prevenir as veias varicosas?

Embora sua genética tenha um papel importante no risco de veias varicosas, existem coisas que você pode fazer para evitá-las.

  • Exercite regularmente. Ficar em forma é a melhor maneira de manter os músculos das pernas tonificados, o  sangue  fluindo e o  peso  sob controle.
  • Mantenha um peso saudável. Se você está com sobrepeso ou obeso, perca peso. O controle de peso evita o aumento da pressão excessiva nas veias das pernas e dos pés.
  • Evite roupas apertadas. Roupas apertadas podem restringir o fluxo sanguíneo nos dejetos, virilha ou pernas.
  • Evite sapatos de salto alto.   Usar salto alto por períodos prolongados pode dificultar a circulação. Sapatos planos ou de salto baixo são melhores para a circulação, pois melhoram o tônus ​​muscular da panturrilha.
  • Mova-se. Evite sentar ou ficar em pé por períodos prolongados para estimular o fluxo sanguíneo. Se sua rotina diária exige que você esteja constantemente em pé, considere o uso de mangueiras de apoio diário. Alongue e  exercite  as pernas com a maior frequência possível para aumentar a circulação e reduzir o aumento da pressão.
  • Parar de fumar. Estudos mostram que fumar pode contribuir para o desenvolvimento de  veias varicosas .
  • Se você estiver grávida, durma de lado esquerdo, e não de costas.   Isso minimizará a pressão do útero sobre as veias da região pélvica. Esta posição também melhora  o fluxo sanguíneo para o feto. Se você tem tendência a desenvolver  varizes , peça ao seu médico uma receita para  meias de compressão.

Eles podem pressionar suas veias varicosas para identificar qualquer irregularidade e perguntarão se essa pressão física está causando dor ou desconforto. Acessando o site: angio.com.br você encontrara diversas dicas sobre o tratamento com angiologia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *