Dependendo do procedimento, você pode se sentir bem o suficiente para retomar as atividades normais em alguns dias. Outros procedimentos, como uma abdominoplastia, podem levar várias semanas a meses para se recuperar. Algumas pessoas percebem todos os benefícios de seu procedimento e ficam sem dor em algumas semanas. Para procedimentos avançados, como cirurgia de feminização facial, pode levar até um ano para o inchaço diminuir.
Em alguns casos, tratamentos adicionais podem fazer parte da sua recuperação. Você pode precisar:
- Fisioterapia para ajudá-lo a recuperar a amplitude de movimento ou aliviar a rigidez.
- Terapia da fala e da deglutição para superar os desafios da fala e da deglutição.
- Terapia ocupacional para ajudá-lo a reaprender a realizar atividades externas, como vestir-se.
QUANDO CHAMAR O MÉDICO
Quando devo entrar em contato com meu médico após uma cirurgia plástica?
Você deve entrar em contato com seu médico se tiver sinais de complicações. Esses incluem:
- Curativos encharcados de sangue, que podem ser um sinal de sangramento excessivo.
- Infecções, que podem causar febre ou irritação amarelada da incisão.
- Dor que não responde aos medicamentos.
- Sinais de coágulos sanguíneos, como aumento anormal na virilha ou na parte inferior da perna.
- Vômito e não ser capaz de manter os fluidos no estômago.
A cirurgia plástica altera certas áreas do seu corpo para tratar problemas médicos ou melhorar a aparência. Existem diferentes tipos de cirurgia plástica, incluindo cirurgia reconstrutiva, curada de defeitos congênitos, cirurgia estética e muito mais. São procedimentos complexos com riscos de complicações. Receber serviços de um experiente experiente e seguir as instruções de atendimento domiciliar pode ajudá-lo a ter uma experiência segura. Você também terá mais chances de alcançar os resultados que está procurando.
A cirurgia plástica é composta por duas subespecialidades principais: a cirurgia estética e a cirurgia reconstrutiva. Tanto a cirurgia estética quanto a cirurgia reconstrutiva abrangem centenas de procedimentos, muitos deles minimamente invasivos.
Desde a conclusão de cirurgia reconstrutiva pós-câncer ou de traumas que salvam vidas até o tratamento de problemas estéticos (relacionados à aparência), como cicatrizes e flacidez da pele, os cirurgiões plásticos tratam de um amplo espectro de problemas.
Em 2020, os cirurgiões plásticos nos Estados Unidos realizaram 15,6 milhões de procedimentos de cirurgia plástica e 6,8 milhões de procedimentos de cirurgia reconstrutiva, de acordo com o Relatório de Estatísticas de Cirurgia Plástica de 2020 da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos .
As diferenças entre cirurgia plástica, cirurgia estética e cirurgia reconstrutiva
Embora os três termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, a cirurgia plástica é a maior especialidade médica, na qual existem duas subespecialidades distintas, mas comumente sobrepostas:
- A cirurgia plástica é realizada para melhorar a aparência das pessoas, não para melhorar a função física. Os tratamentos cirúrgicos cosméticos são eletivos e são comumente realizados após ou em conjunto com a cirurgia reconstrutiva.
As pessoas procuram a cirurgia estética porque desejam minimizar, aumentar ou ajustar certas partes do corpo ou características físicas, como cicatrizes ou rugas.
A cirurgia estética facial – procedimentos estéticos da face, pescoço e cabeça – é o que vem à mente da maioria das pessoas pensa em cirurgia estética. Mas os procedimentos cosméticos podem ser realizados em quase qualquer parte do corpo.
- A cirurgia reconstrutiva é realizada para tratar partes do corpo que foram funcionalmente e/ou esteticamente suportadas por problemas como defeitos congênitos (congênitos), traumas e problemas de desenvolvimento físico. Às vezes, uma cirurgia reconstrutiva é necessária para salvar a vida das pessoas.
Não é incomum que a cirurgia reconstrutiva e cosmética se sobreponham. Para questões como correção de defeitos congênitos, remoção de tumores ou reparo de traumas, por exemplo, os pacientes podem optar por consultar um comprimido reconstrutivo e um comprimido plástico em diferentes mecanismos de tratamento e recuperação.
Outros pacientes com essas condições podem optar apenas por cirurgia reconstrutiva. Em alguns casos, uma cirurgia reconstrutiva e cosmética pode ser realizada durante o mesmo procedimento.
É importante observar que tanto os cirurgiões plásticos quanto os cirurgiões reconstrutivos se esforçam – e são treinados – para melhorar a aparência de características toleradas das estruturas corporais normais.
Áreas de Foco em Cirurgia Plástica
Embora existam cirurgiões plásticos gerais, a maioria dos cirurgiões plásticos se especializa em cirurgia plástica estética ou cirurgia plástica reconstrutiva.
Existem muitas áreas de foco dentro de cada uma dessas subespecialidades também. Por exemplo, um complicado plástico cosmético pode ter experiência especial na realização de revisões de cicatrizes ou facelifts, enquanto um complicado plástico reconstrutivo pode se especializar em reparo de traumas ou salvamento de membros.
Áreas de subespecialidade dentro da cirurgia plástica incluem:
- reconstrução mamária
- Reparação de queimaduras
- Cirurgia Crânio-maxilo-facial
- Cirurgia Plástica Endoscópica
- Cirurgia Plástica Endovascular
- cirurgia plástica facial
- Cirurgia de afirmação de gênero
- cirurgia de mão
- Agentes cosméticos injetáveis, como preenchimentos dérmicos e toxina botulínica Tipo A
- Reconstrução de membros
- Salvamento de membros
- cirurgia maxilofacial
- cirurgia microcirúrgica
- cirurgia microvascular
- Cirurgia Minimamente Invasiva
- Cirurgia Plástica Oculofacial
- Cirurgia plástica oftalmológica (relacionada aos olhos)
- Cirurgia reconstrutiva ortopédica
- Otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta) cirurgia plástica
- cirurgia plástica pediátrica
- Cirurgia de membro superior
- tratamento de feridas
Formação Especializada em Cirurgia Plástica
Os cirurgiões plásticos são médicos (MDs) ou médicos de medicina osteopática (DOs) que completam anos adicionais de treinamento em cirurgia especializada. Depois de obter seus diplomas médicos, os cirurgiões plásticos em treinamento devem completar cinco a seis anos de treinamento de residência com um programa credenciado. Muitos cirurgiões plásticos buscam treinamento especializado depois de concluírem a residência.
Alguns praticam como cirurgiões plásticos gerais, enquanto outros completam bolsas em áreas mais especializadas, incluindo cirurgia plástica; cirurgia reconstrutiva, como após trauma ou câncer; cirurgia da mão; salvamento de membros; cuidados com queimaduras; cirurgia craniomaxilofacial; e cirurgia microvascular.
Todos os cirurgiões plásticos são treinados em princípios estéticos, e os cirurgiões plásticos faciais, em particular, especializam-se em procedimentos para melhorar a aparência da cabeça, face e pescoço.
Futuros cirurgiões plásticos completam seu treinamento básico durante o treinamento de residência. Eles aprimoraram a prática da cirurgia plástica por meio da experiência prática adquirida durante o treinamento especializado.
A Conexão Cirurgia Plástica-Corpo
A cirurgia plástica – cosmética e reconstrutiva – é realizada para tratar muitas partes do corpo, tanto por dentro quanto por fora. Desde cirurgias complexas para reparar membros danificados, órgãos doentes e outras estruturas até procedimentos eletivos para melhorar a aparência, a cirurgia plástica é usada para remediar uma ampla gama de problemas.
Tratamento de uma ampla gama de problemas e preocupações estéticas
Os cirurgiões plásticos reconstrutivos e os cirurgiões plásticos cosméticos tratam de muitas questões relacionadas à função e à forma. Essas questões incluem:
- Síndrome de Beckwith-Wiedemann : Esta condição genética causa crescimento excessivo e afeta muitas partes do corpo.
- Defeitos congênitos : também chamados de defeitos congênitos ou anomalias congênitas, os defeitos congênitos podem afetar praticamente todas as partes do corpo.
- Marcas de nascimento : marcas de nascimento incluem áreas de hiperpigmentação da pele; marcas vasculares como hemangiomas e manchas vinho do porto; nevis e outros tipos de toupeiras.
- Queimaduras : O tratamento de queimaduras, que pode exigir muitas etapas e procedimentos especializados, é uma área de foco na cirurgia plástica.
- Síndrome do túnel do carpo : esta condição, na qual o nervo mediano é comprimido, causa dor, dormência e formigamento no antebraço, mão e punho.
- Deformidades da parede torácica : esses defeitos congênitos geralmente são causados pelo desenvolvimento inadequado da cartilagem nas costelas.
- Lábio leporino : este defeito congênito ocorre quando o tecido do lábio superior não cresce completamente junto.
- Fenda palatina : Este defeito congênito ocorre quando o tecido do céu da boca não cresce completamente junto.
- Problemas diabéticos nas pernas e nos pés : causaram pelo fluxo sanguíneo deficiente, esses problemas incluem inchaço, dor, feridas, úlceras e suportes – e podem, eventualmente, exigir a amputação dos dedos dos pés, pés e pernas.
- Ginecomastia : Esta condição relacionada a hormônios causa aumento do tecido mamário em homens.
- Queda de cabelo : queda de cabelo e calvície podem ser remediadas cirurgicamente.
- Hiperidrose : Uma condição que causa sudorese excessiva, a hiperidrose pode ser tratada com injeções de toxina botulínica Tipo A em alguns casos.
- Obesidade : A cirurgia plástica inclui vários procedimentos de redução de gordura, bem como o contorno corporal pós-perda de peso.
- Distúrbios oculoplásticos : essas condições vividas os olhos e áreas próximas a eles, incluindo as dormidas, canais lacrimais, orbitais e cavidades oculares. Eles podem ser causados por doenças, lesões ou genética.
- Câncer de pele : os cirurgiões plásticos geralmente removem e reparam o tecido ao redor de melanomas, carcinomas e outros tipos de câncer de pele.
- Traumas e feridas : Dependendo do tipo, gravidade e localização de uma lesão traumática ou outro tipo de ferida, tanto a cirurgia plástica reconstrutiva quanto a cirurgia plástica cosmética podem ser necessárias.
- Tumores : Tanto cancerosos quanto benignos, os tumores podem surgir virtualmente em qualquer lugar do corpo ou dentro dele. Os cirurgiões plásticos removem e reparam o tecido ao redor de todos os tipos de tumores.