Quatro sinais de que a bateria do carro está com problema

Ficar no meio da rua sem conseguir ligar o carro por conta da bateria é um pesadelo para qualquer um. Uma situação como essa gera muito desconforto e quase sempre tem o mesmo vilão: você mesmo. O fato é que a bateria do carro dá muitos sinais antes de parar e, se você ignorá-los, está pedindo para passar perrengue, diz a equipe Forte baterias em seu site: https://fortebaterias.com.br/site. Mas, calma, estamos aqui para te ajudar a identificar esses probleminhas e garantir que sua bateria nunca te deixe na mão. Vamos lá?

A bateria de um carro é um de seus componentes mais importantes. Ele é responsável por dar partida no motor e, sem ele, o carro nunca pode dar partida. Mas os proprietários de carros dificilmente cuidarão disso. Ao longo da vida como baterias de carga e descarga de suas fases e contínuas também ambientes de alta temperatura. Como eles ajudam o propósito vital de ligar o motor, quando eles realmente falham, eles podem ativar o carro encalhado e causar um problema para o motorista, bem como imenso para o proprietário do carro. Portanto, deve ser reparado ou substituído sempre que necessário.

De acordo com especialistas, a vida média de uma bateria de carro é significativamente útil. Portanto, certamente é uma boa ideia conhecer os sinais de uma bateria de carro ruim. Os sintomas típicos de uma bateria de carro com defeito  são os seguintes.

Dificuldade para ligar

O momento em que a bateria do carro é mais exigida é quando você dá a partida. Nessa hora, é liberada grande quantidade de energia para que o motor de arranque possa acionar o motor do carro. Se a bateria não tiver carga suficiente, o motor de arranque não vai ter energia para desempenhar essa função e você vai perceber o seu carro com dificuldade para ligar.

É importante também verificar a constância do problema, pois esse sintoma pode enganar. Quando o carro só demonstra dificuldade para ligar de vez em quando, pode ser que a falha esteja no alternador, pois uma bateria fraca não volta a ter carga sozinha. Quando o problema é realmente na bateria, a demora para ligar o motor só vai aumentando, até que se torna impossível dar a partida. Se você não quer que isso aconteça, aja antes de ser surpreendido.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Luzes fracas

Outra função importante da bateria é fornecer energia para as luzes do seu carro, sejam elas externas (faróis) ou internas (luzes do painel). Luzes fracas ou inconstantes sinalizam que não está chegando energia suficiente para elas. Isso pode ser problema tanto da bateria do carro quanto do alternador.

É bom verificar se as luzes continuam falhando com o carro ligado. Nesse caso, é mais certo que o alternador esteja ruim, uma vez que não está recarregando a bateria enquanto o motor funciona. Agora, se essa luz simplesmente não acende, é provável que a própria lanterna ou algum fusível esteja queimado.

Em casos de falhas constantes, é importante verificar a bateria, pois há grande chance de que ela não esteja com energia suficiente para alimentar todas as luzes do carro, sendo necessária, então, trocá-la.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Não liga no frio

Você já percebeu que o seu carro demora um pouco mais para ligar quando o tempo está frio? Isso não é coincidência. O motivo para essa dificuldade é que a bateria do carro produz energia elétrica por meio de reações químicas que acontecem com mais facilidade no calor. Por isso, se a sua bateria já está fraca, o frio vai ser mais um teste de resistência para ela e, naturalmente, você vai sentir uma demora ou nem mesmo vai conseguir ligar o carro. Mais um sinal de que pode ser a hora de comprar uma bateria nova.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Zinabre

A bateria do carro é composta de materiais corrosivos que, com o tempo,  podem causar oxidações nos terminais. Essa reação é normal, mas, dependendo do grau, é muito preocupante.

O principal sinal de alta oxidação é o surgimento do zinabre, resíduo de cor esverdeada que vai se acumulando nos polos da bateria, impedindo as conexões entre o terminal e o alternador, o que pode fazer com que a bateria descarregue totalmente.

Problemas elétricos

Problemas elétricos gerais são um grande sinal de que sua bateria está morrendo e podem afetar praticamente todo o seu painel ou sistema elétrico.

Estes são alguns sinais terciários de uma bateria de carro ruim:

  • Seus assentos aquecidos não estão ligando.
  • Seu painel ou rádio está funcionando esporadicamente ou não está funcionando.
  • As luzes do painel estão piscando, piscando ou não acendendo.
  • Suas janelas eletrônicas não estão funcionando. Seu teto solar também pode ser afetado.
  • Seu celular não está carregando quando você o conecta.

Claro, cada um deles sozinho pode não ser garantia de uma bateria ruim; é melhor verificar sob o capô.

Sinais de uma partida ou alternador ruim versus uma bateria de carro

Um alternador ruim exibirá muitos dos mesmos sinais de uma bateria de carro descarregada: faróis fracos, problemas elétricos, dificuldade de partida e bateria descarregada com frequência. Um alternador, no entanto, geralmente terá sua própria luz de alternador no painel. Além disso, seu carro pode experimentar chocalhos e sons incomuns. Se você substituiu a bateria ou está pensando nisso, pode ser uma boa ideia verificar o alternador ao mesmo tempo.

Um mau iniciador, no entanto, tem todo um outro conjunto de sintomas. Quando você tenta girar a chave, por exemplo, geralmente ouve um único clique em vez de alguns cliques rápidos. Você não será capaz de acionar o motor. Você pode ouvir um ruído de trituração ou até ver fumaça ao tentar iniciá-lo.

É claro que, às vezes, uma bateria é substituída e esses outros problemas continuam; você vai querer perguntar ao seu mecânico e problemas contínuos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *