A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove a gordura em certas áreas do corpo por meio de sucção. Esse procedimento é realizado por meio de cânulas, que são tubos pequenos e finos com pontas rombas. O médico insere as cânulas por meio de pequenas incisões na pele do paciente e, em seguida, a gordura é aspirada pelos tubos à medida que direcionam certos depósitos de gordura sob a pele. A lipo pode ser feita pelos métodos tradicionais ou auxiliada por ultrassom ou laser, que ajudam a liquefazer a gordura antes de ser aspirada.
Este procedimento cosmético está entre as cirurgias plásticas mais comuns para homens e mulheres, por isso é muito popular. No entanto, é comumente mal interpretado. O objetivo da lipo não é necessariamente reduzir o peso corporal ou remover a celulite como tratamento da obesidade. Em vez disso, a lipoaspiração visa remodelar certas áreas do corpo e, normalmente, visa “áreas problemáticas” que não respondem bem à dieta e aos exercícios. Embora esse procedimento não seja apenas uma alternativa como ferramenta para perder peso, ele pode fazer muito bem.

Os benefícios da lipoaspiração
- Pode melhorar a forma e o contorno do seu corpo.
- Pode ajudar a remover ou remover completamente os lipomas, que são tumores gordurosos benignos em certas áreas do corpo.
- Pode ajudar os homens que sofrem de ginecomastia (quando os homens desenvolvem quantidades excessivas de tecido mamário gorduroso), removendo o tecido mamário gorduroso.
- Pode ajudar a tratar a síndrome da lipodistrofia, que ocorre quando há um distúrbio do metabolismo da gordura em que há excesso de gordura em algumas áreas do corpo, mas nenhuma em outras.
- Os efeitos da lipo podem ser muito duradouros, desde que o peso do paciente não aumente muito após o procedimento.
- Pode melhorar a aparência do corpo de alguém, tornando-o mais natural, para quem já fez, por exemplo, uma banda gástrica ou um procedimento de bypass, corrigindo anormalidades decorrentes da perda de peso, como excesso de pele.
- Pode ajudar a tratar a sudorese excessiva nas áreas das axilas, bem como irritações em outras áreas, como as coxas.
- Os resultados são em sua maioria imediatos, então você pode melhorar sua aparência em apenas um dia. Além do inchaço, que pode levar algumas semanas para diminuir, os realces são imediatos.
- Frequentemente influencia melhores hábitos, como exercícios e uma boa dieta, pois os resultados da lipo devem ser mantidos.
- Pode melhorar o bem-estar de uma pessoa, melhorando graves desequilíbrios e anormalidades na aparência do corpo. Embora não seja um substituto para um estilo de vida saudável, pode fazer você se sentir bem.
Agora, é muito importante lembrar que a cirurgia plástica ainda é uma cirurgia , portanto, são muitos os riscos possíveis envolvidos em se submeter ao procedimento. Embora alguns pareçam moderados e apenas uma questão de bom senso, outros são certamente muito sérios e podem levar a efeitos colaterais fatais. Portanto, qualquer pessoa interessada em sofrer lipo deve conhecer os riscos envolvidos, em vez de ficar às cegas. Aqui estão alguns riscos a serem considerados.

Os riscos da lipoaspiração
- Tem um processo de cicatrização gradual que pode envolver cicatrizes moderadas, hematomas que podem durar até 4-5 meses após a cirurgia e possível vômito nos poucos dias após o procedimento.
- Pode levar a deficiências nutricionais decorrentes de operações de má absorção ou anemia.
- Pode causar tromboflebite, que ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia, fazendo com que essa veia fique significativamente inflamada. Isso é mais provável quando a área tratada está dentro do joelho ou na parte superior da coxa.
- Os pacientes podem sentir dormência em certas áreas por várias semanas após o procedimento, mas a dormência geralmente é apenas temporária.
- Existem riscos de infecções cutâneas decorrentes da lipoaspiração. Embora isso seja raro, as infecções de pele podem exigir cirurgia para corrigir e podem resultar em cicatrizes.
- A inflamação ao redor das áreas tratadas pode ocorrer por até 6 meses após a cirurgia, também pode ser acompanhada de fluidos escorrendo das incisões.
- Com tais quantidades significativas de fluidos sendo bombeadas e aspiradas pelo corpo, a mudança nos níveis de fluidos pode ser problemática para seu coração e rins no futuro.
- Também pode ser problemático para os pulmões de um paciente, pois pode causar embolia pulmonar, que ocorre quando a gordura entra na corrente sanguínea e depois no coração, e pode causar edema pulmonar, que ocorre quando o líquido se acumula nos pulmões.
- A fricção das cânulas pode causar queimaduras na pele, que podem causar danos à pele e aos nervos nas áreas tratadas. (A pele sempre tem a possibilidade de ser danificada pela lipoaspiração)
- E, claro, sempre existe a possibilidade e o risco de o paciente ter uma reação alérgica, ou apenas uma reação ruim, à anestesia, que pode sempre ser fatal nos piores casos.

Existem alguns riscos envolvidos na lipoaspiração, mas não deixe que esses riscos o façam entrar em pânico. A lipo geralmente tem sido um procedimento muito seguro, especialmente se feito por um profissional médico qualificado em um consultório, centro cirúrgico ou hospital devidamente equipado.
No entanto, como sempre, você deve consultar seu médico para se certificar de que a lipoaspiração é a certa para você, pois certas condições podem aumentar a possibilidade dos riscos associados à lipo. Caso contrário, tem sido um procedimento de muito sucesso para muitas pessoas todos os anos, então não tenha medo de perguntar!
Sempre procure um cirurgião plástico credenciado e confiável que possa ajudá-lo a decidir se a cirurgia de lipoaspiração são os mais adequados para você. Acesse o site: https://www.etienne.com.br/ e agende a sua consulta!
Fonte: https://www.r7.com